domingo, fevereiro 22, 2004

PENACOVA ? Lampreia ? rainha por um fim-de-semana.........

Festival pleno de iniciativas de gastronomia e não só


A Câmara de Penacova organiza, de sexta-feira, 27 até domingo, 29 de Fevereiro, o sétimo fim-de-semana da Lampreia, promovendo a gastronomia local através de um dos pratos mais conhecidos e tradicionais do concelho, o arroz de lampreia.
Com o rio Mondego por cen?rio, o Festival decorrerá nos moldes já conhecidos, ou seja distribuido por nove restaurantes do concelho. O arroz de lampreia é, obviamente, rei. Os preços são convidativos (55 euros a lampreia e 15 euros a dose) e há ainda nevadas e pastéis de Lorvão e águas das Caldas de Penacova como ofertas.
Para al?m do atractivo gastronómico, em cada restaurante serão sorteadas refeições, para duas pessoas, e uma dormida no Hotel Palacete do Mondego. Ainda entre todos os apreciadores serão sorteadas mais quatro dormidas, oferecidas pelas seguintes casas de turismo rural: Carvoeira, Oliveiras, Nascer do Sol e Moinhos da Serra da Atalhada.
A autarquia aposta, entretanto, num programa variado e ambicioso de iniciativas paralelas, uma delas associada aos próprios restaurantes, pois consta da presença de artesãos a trabalhar ao vivo.
Antes de mais, registe-se a preocupação com a comodidade, uma vez que os casais com filhos pequenos podem deixá-los na Ludoteca, a funcionar em permanência na Biblioteca Municipal, durante o fim-de-semana.
Depois, refira-se que a empresa de desportos e actividades radicais Sportmargens vai ter disponíveis, na Praia Fluvial do Reconquinho, equipamentos para a prática de rappel, slide, tiro com arco e canoagem.
Por fim, saliente-se o apoio recebido da Associação de Produtores de Arroz de Portugal, através do seu presidente Carlos Laranjeira, que conseguiu que a Cooperativa Agrícola de Montemor ofereça o arroz carolino do Baixo Mondego.

Cultura é parceira

Para além da gastronomia, outras expressões culturais estão a ser dinamizadas no concelho, enquadradas por esta iniciativa do fim-de-semana da Lampreia. Assim, no átrio da Câmara e na Biblioteca vão estar patentes duas exposições de pintura (de Frutuoso Oliveira e de José Fonte, respectivamente).
Ontem, ainda, foram anunciados dois concursos, ambos a decorrer até 31 de Maio: um deles, de fotografia, tem como tema (Um olhar sobre o património de Penacova), devendo os trabalhos premiados ser expostos no feriado municipal; o outro, de poesia, tem como tema ( água, fonte de vida, fonte de inspiração) e é promovido em colaboração com a Extensão Educativa de Penacova, destinando-se a crian?as do primeiro ciclo.

Receitas há muitas

Há mais de uma centena de receitas de lampreia, mas as mais famosas são o arroz de lampreia e a lampreia à bordalesa (não esquecendo a "lampreia" de ovos). A sua pesca ocorre a partir de Janeiro até Março/Abril, sendo feita com a varela (rede gigante em forma de cone, colocada junto aos pared?es ou nos pesqueiros), com trás malhos (redes com bóias) ou com o redão (rede colocada no barco "picareto").


Os nove restaurantes

Boa Viagem
(Raiva, tel. 239 477256)

Casimiro
(Silveirinho, tel. 239 456413)

Corti?o
(Cavadinha, tel. 239 477388)

Cóta
(Azenha do Rio, tel. 239 474841)

Mondego
(Raiva, tel. 239 476126)

Panorâmico
(Penacova, tel. 239 477333)

Piscinas
(Eirinha, tel. 239 476306)

Primavera
(Vila Nova, 239 477328)

Vimieiro
(Praia fluvial de Vimieiro no Rio Alva, tel. 239 456987)



Nenhum comentário: