domingo, fevereiro 08, 2004

Tabuleiro arranca na nova Ponte da Portela.....................

Colocação da infra-estrutura demorará cerca de um mês

A construção do tabuleiro da nova ponte da Portela sobre o Rio Mondego teve ontem início, prevendo-se que a colocação das vigas metálicas esteja concluída dentro de um mês.
De acordo com os técnicos da obra, trata-se de uma fase fundamental da nova ponte, que deverá estar terminada no prazo previsto, ou seja, em final de Março deste ano.
A obra está estimada em cerca de quatro milhões de euros e fica localizada a poucos metros a jusante da actual ponte, permitindo assim a ligação da Estrada da Beira (EN17) ao centro da cidade de Coimbra e à futura ponte Europa.
A nova ponte – que irá dispor de duas faixas de rodagem, com a largura total de 9,75 metros – integra-se num plano de renovação da rede viária envolvente da cidade de Coimbra. A renovação está previsto no Plano Rodoviário Nacional 2000 que visa dotar a cidade de um anel viário complementar à rede existente. Será este anel que irá permitir interligar a auto-estrada do Norte com a Estrada da Beira e com o futuro IC3 que ligará Tomar- Condeixa e Coimbra. A interligação será feita através do IC2 – Variante Sul de Coimbra e do IC2-Condeixa-Coimbra, ambos localizados na margem esquerda do rio Mondego.
A nova ponte vem assim substituir a actual infra-estrutura, construída em 1873, com uma extensão de 218 metros e largura de cinco metros, o que se tem revelado claramente insuficiente para o actual volume de tráfego. Paralelamente à construção da futura ponte, estão previstas as obras de beneficiação da Estrada da Beira, no troço entre Coimbra e Vila Nova de Poiares. As obras irão permitir o reforço e a reabilitação do pavimento, introdução de vias de ultrapassagem e execução de passeios laterais nas zonas urbanas.

Nenhum comentário: