segunda-feira, janeiro 30, 2012

Municípios: Lei prevê limite de 3 mandatos consecutivos dos presidentes

149 atingem prazo limite de mandatos

A limitação de mandatos autárquicos vai atingir 149 presidentes de Câmara em 2013, a maioria do PSD, com ou sem coligação. Ou seja, perto de 50 por cento dos concelhos mudarão de rosto as suas lideranças.

O tema promete aquecer o debate nas forças políticas, até porque já começou a fazer caminho a ideia de que o limite de três mandatos consecutivos é, apenas, territorial. Ou seja, podem ser feitas transferências de autarcas, para candidaturas em concelhos vizinhos.

"Que sentido faz ter uma lei de limitação de mandatos que não seja num sentido de limitação pura?", questionou Hélder Amaral, dirigente do CDS-PP. As dificuldades de entendimento dentro da coligação PSD/CDS sobre o alcance da lei parecem não estar sanadas.

Jaime Soares e Fernando Ruas são duas das pessoas que deverão cumprir a Lei.

Apesar de lhes custar muito, la tera de imperar o bom senso. Não ha duvida que com o passar dos anos, as pessoas já não têm capacidade para pensar bem e actura bem. Hoje mais do que nunca a Alzeihmer tem tratamento, mas nem todos se curam.

Para descanso deles e nosso, é bom que haja alternancia mesmo nos elementos do mesmo partido. Mas ha elementos que teimam em querer continuar e esbracejam para ficar. A perca de autoridade vai ser dramatica para alguns deles.

No nosso caso, ja se sabe que ninguem lhe vai mais ligar e que vai ser despresado pelos seus conterraneos e mesmo pela tralha do avental. a não ser que se candidate à sua Junta de Freguesia

LER + ...

7 comentários:

Luis Edgar disse...

A solução é simples ! Os presidentes que atingem o limite de mandatos, só poderiam recandidatar-se ou ser candidatos noutros concelhos, se a câmara que administraram não estiver endividada

Mª Manuela disse...

A LIMITAÇÃO é de tempo e funções....... Se cada presidente de câmara, acabasse o mandato e pudesse ser eleito para outra câmara o legislador teria dito"cada presidente de câmara tem mandato vitalício" É o que QUERIAM !!

Anônimo disse...

Tempo devia de ser 8 anos que era o suficiente para as pessoas fazerem o seu trabalho á frente das câmaras.Como está, forma-se 1 grande polvo apetecível para familiares,amigos e influências de negócios para se enriquecer. Lembram-se quando alguem andava à sucata pelas aldeias com um saco de serapinheira às costas a limpar o sarro das pipas?

Anônimo disse...

Pois é se Salazar fosse vivo e visse uma cambada a querer perpetuar-se no poder depois de ele ter sido criticado por alguns deles...diria: "Pobre Portugal a que vileza te entregaram!"
Eu apenas deixo um poema meu:

O CACIQUE:

Verme horrendo que maltratas,
Mente doente que amesquinha.
Gesto bruto que se adivinha,
Cínico da acção que matas.
Tu que destróis
E não constróis.
Tu que persegues,
Se não consegues.
Tu que ameaças,
Se não ultrapassas.
Tu que à cultura
Dás luta dura.
Tu que no teu dia-a-dia
Tens como suporte a iliteracia.
Tu que corróis e matas,
Na tua amiga trapaça.
Tu que o pobre ignoras,
Do teu trono onde moras.
Tu verme horrendo, mente doente,
Para quem o amor está ausente.
Tu cínico e bruto
Que queres ser astuto.
Tu ser ignóbil
Que tens a maldade como móbil
Tu que governas com desprezo
Terás dos teus actos o seu peso.
Tu que tens fome de sangue
E o Povo manténs exangue.
Terás a Terra sem dó
Que te tornará pó.
Aí jaz
Porque depois tanto faz.

Anônimo disse...

O povo necessita de mudança. Para pior de certeza que não vamos. É necessária uma , várias pessoas com os horizontes mais abrangentes do que o actual elenco. Todos os elementos que fazem parte directa ou indirectamente deste elenco camarário devem ser substituidos por gente nova no ofício, sem vicios, que não se deixem subornar por qualquer tipo de interesse. Esta mudança inclue também uma grande parte dos recursos humanos ao serviço da autarquia, também eles já cheio de vicios. A Autarquia de Vila Nova de Poiares necessita de um saneamento quase total, só assim poderá haver alguma esperança ao longe no horizonte para o povo de Poiares. já chega de sofrimento das populações, de subjugação, de medo recalcado e amordaçado. A decisão vái estar dentro em breve nas nossas mãos... Mudamos ou continuamos na mesma?
O burro sou eu...

Anônimo disse...

Sr. Presidente eu botu lá na sua cor, desde que me dé uns tijolus e areia, e me deixe ir fazendo a casita sem licença faz fabor e já agora se não for pedir muito mande cá a máquina dar um jeititozito no terreno!

- pura ficção - Vila Nova da Rabona

Anônimo disse...

Lição para o Sr. Jaime Soares aprender:
DEMOCRACIA:
Todas as pessoas possuem o direito de participar nos processos políticos e de debater ou decidir politicas igaulamente. Todos os direitos são universalizados a partir dos principios de liberdade de expressão e dignidade humana.
Democracia não se resume à igualdade juridica, também depende do acesso democrático para todos os cidadãos a beneficios sociais diversos.
DEMOCRACIA REPRESENTATIVA:
Todos os cidadãos elegem representantes em intervalos regulares, para defesa de interesses colectivos das comunidaddes.
DIREITO AO VOTO:
O direito ao voto em democracia é garantido sem disciminação de raça, grupo étnico, classe ou sexo.

Sr Jaime Soares, antes de falar em democracia, aprenda o seu significado.
O burro sou eu...