sexta-feira, novembro 14, 2003

Alterações ao PIDDAC permitem novas obras em Poiares............................até que enfim



Alterações ao PIDDAC permitem novas obras.
Os deputados eleitos por Coimbra conseguiram fazer aprovar alterações ao PIDDAC para o distrito. Há novas obras cabimentadas mas, por exigência orçamental, a despesa é a mesma. Ou, por outras palavras, desvia-se de uns projectos para outros
O Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) para o distrito de Coimbra foi alterado, que incluíram novos projectos nas áreas de obras públicas, saúde e cultura. Contudo, face à imposição de não se aumentarem as despesas, outros tiveram de ser reduzidos.

A dotação de uma verba de um milhão de euros para o projecto do IC6/IC7, no concelho de Oliveira do Hospital, concluindo-se o troço entre Catraia dos Poços e Venda de Galizes surge, aos olhos dos deputados, como crucial para o desenvolvimento equilibrado e sustentado do distrito.
O facto de estar em curso o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do projecto terá pesado para a ausência verificada no PIDDAC original, mas, segundo os deputados eleitos por Coimbra, não o incluir seria penalizante para o concelho mais industrializado do interior do distrito e, sublinham, o EIA está a terminar.
A par desta proposta vingou também a de dotação de 500 mil euros para a Estrada do Pinhal, ligação entre a EN17 e o IP3, de Vila Nova de Poiares a Penacova, beneficiando, entre outras, as povoações de Poiares, Miranda do Corvo e Lousã.
A contrapartida para estas obras recairá no projecto da Linha do Norte, cuja dotação para 2004 rondava os 31 milhões de euros. Esta redução não compromete as obras ferroviárias previstas.
Ao aludir a uma margem de manobra reduzida - «porque o PIDDAC apresentado pelo Governo à Assembleia da República é rigoroso e para cumprir » – o deputado explicou a importância das alterações para, assim, se fazerem «obras que são aspirações antigas e vitais para alguns concelhos». Porém, sublinhou, todos os projectos em PIDDAC são importantes, e o que agora foi incluído só foi possível esmiuçando as pequenas folgas existentes.

Por fim, os deputados conseguiram a inclusão de uma verba, na rubrica da cultura, para criação de uma biblioteca em Vila Nova de Poiares, apesar de não ter ficado definido a contrapartida. O montante atribuído, de 50 mil euros, supera em muito o inicialmente previsto para todo o concelho de Poiares, que estava fixado em 11.240 euros.

Comentários cá do je........
Já não era sem tempo que a ligação Poiares- Penacova se viesse a concretizar....ha quantos anos se falava disto.
Ainda bem, assim já não será tema para a próxima Campanha Eleitoral....ou será que ainda se vai falar nisso?

A Biblioteca com aquele dinheiro todo deve ser um espectaculo. O dinheiro será para os livros e para o equipamento multimedia, ou será para outras coisas......?

Nenhum comentário: