segunda-feira, novembro 24, 2003

O Prof.Dr. Pedro Dias vai assumir direcção do Pavilhão de Portugal..............



O executivo municipal de Coimbra nomeia hoje o professor universitário Pedro Dias director do Pavilhão Centro de Portugal. Nas palavras do vereador da Cultura, Mário Nunes, trata-se de uma “escolha natural”, uma vez que se trata de um “homem com uma afirmação intelectual de nível mundial”.
Pedro Dias tem colaborado com a autarquia em diversos projectos, sendo actualmente comissário das exposições da Câmara Municipal que decorrem na Sala da Cidade, no âmbito da Coimbra Capital Nacional da Cultural. Também recentemente, este catedrático foi um dos impulsionadores do movimento que culminou com a atribuição do estatuto de panteão nacional à Igreja de Santa Cruz.
Mário Nunes é ainda da opinião de que a afirmação do Pavilhão Centro de Portugal passará por “iniciativas de grande qualidade e amplitude vasta”, com exposições, cursos e conferências de prestígio. A escolha de Pedro Dias é, assim, óbvia, já que se está perante “um homem da arte”.
Pedro Dias foi durante vários anos director do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Como bolseiro do Instituto Nacional de Investigação Científica e da Fundação Calouste Gulbenkian, desenvolveu trabalhos de investigação em várias países europeus, e ainda no Brasil e Índia. É vogal efectivo da Academia Nacional de Belas Artes, tendo, em 1983, sido agraciado com a medalha de mérito de Belas Artes, em classe ouro. Já este ano, recebeu a medalha de mérito cultural do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação. A divulgação da cultura lusófona levou-o a fazer mais de duas centenas e meia de comunicações e conferências, 60 das quais no estrangeiro.

Comentários cá do je...............

Pedro Dias um amigo de Poiares merece bem esta Direcção do Pavilhão de Portugal.

É curioso que alguem que se diz com responsabilidades neste concelho que não gostava dele.
Pedro Dias não é homem para aparar golpes.

Nenhum comentário: