quinta-feira, novembro 20, 2003

Projecto europeu “casa” turismo, cultura e ambiente ........



Mais uma noticia dos bons serviços em que a nossa Camara vizinha de Penacova se envolve

A reunião semestral do “Projecto Europeu Ecoturismo: Lugares, Tradicões, Tecnologias e Pessoas” termina esta semana no Hotel Palacete do Mondego, em Penacova.
A Câmara Municipal de Penacova foi a anfitriã dos parceiros europeus, que estão a apresentar os trabalhos desenvolvidos até ao momento no âmbito deste projecto que procura conciliar o turismo com a cultura e o ambiente. Trata-se de um projecto financiado pelo INTERREG III C que engloba 14 parceiros europeus, nomeadamente, a Província de Teramo – Itália (gestor do Projecto); Sviluppo Itália Abruzzo (Itália); Diputación de Málaga (Espanha); Instituto Tecnológico de Canárias (Espanha); Fundacion El Legado Andalusi (Espanha); Municipality of Alonissos (Grécia); Echt Erzgebirge (Alemanha); Zvejone Ekologinis Klubas (Lituânia); West Sweden (Suécia); Region of Istria (Croácia); Nemunas Delta Regional Park (Lituânia); Municipality of Geriskipou (Chipre); ICN Parque do Douro Internacional e Câmara Municipal de Penacova.
Segundo a autarquia penacovense, «este projecto tem como principais objectivos contribuir para o desenvolvimento do ecoturismo em áreas geográficas específicas de alguns países; identificar locais de interesse do ponto de vista histórico, cultural e ambiental; investigar cada lugar e as suas tradições particulares de forma a planear sub-projectos com vista a preservação e promoção; implementar actividades com o objectivo da promoção sustentável do turismo associado à história e cultura, relançando infra-estruturas e serviços, bem como locais de agro-turismo».No caso de Penacova, o projecto de Turismo Cultural em curso tem, de acordo com a mesma fonte, procurado seguir esta filosofia pelo que as colecções dos núcleos museológicos estão expostas em lugares de memória e de forte identidade das comunidades locais, situando-se nas rotas da Rede de Percursos Pedestres, já projectadas, de modo a que a natureza e o ambiente sejam contemplados.

Comentários cá do je.......

Em Poiares já muito boa gente tentou que a sua Camara se envolvesse nestas iniciativas e promoções.
Infelizmente, sendo um dos Concelhos que se encontra num centro estrategico neste País para implementar actividades com o objectivo da promoção sustentável do turismo associado à história e cultura....nada acontece.
Nem querem ouvir nisso.....
A unica promoção que existe...é a da Universal da Chanfana de carne de cabra, onde já nem ha pastores nem cabras ... e tambem as dezenas de outdoors espalhados em Coimbra.
Figura triste....
Criou-se uma estrutura para funcionar como Loja de Turismo na Vila....que está quase sempre fechada, onde não ha documentação a promover Poiares, ou a que há é tão pobrezinha que mais valia não a apresentar.
Essa estrutura parece uma gaiola...será que não havia uma edificação historica na vida de Poiares que merecesse ser recuperada para tal finalidade?

...o seguir esta filosofia para que as colecções dos núcleos museológicos estejam expostas em lugares de memória e de forte identidade das comunidades locais, situando-se nas rotas da Rede de Percursos Pedestres ou Motorizados, de modo a que a natureza e o ambiente sejam contemplados.

Falta de gosto e de objectividade.

Nenhum comentário: