terça-feira, novembro 11, 2003

Sector florestal português - Resolução do Conselho de Ministros 215-R/2003 de 31.10.03

Resolução do Conselho de Ministros

O sector florestal português constitui uma riqueza estratégica cuja necessidade de preservação e de desenvolvimento recolhe a unanimidade nacional.
De um ponto de vista ambiental, é decisiva a sua contribuição para a conservação da natureza e para o equilíbrio do ambiente, designadamente em matéria de promoção da biodiversidade, de defesa contra a erosão, de correcção dos regimes hídricos e de qualidade do ar e da água.
Numa perspectiva económica e social, o sector florestal gera no seu conjunto aproximadamente 3% do Valor Acrescentado Bruto da economia e envolve mais de 400.000 proprietários e 160.000 trabalhadores nas diversas fileiras, ocupando as florestas 38% do território nacional.
Apesar da sua enorme importância ambiental, económica e social, a floresta portuguesa nunca foi encarada como uma efectiva prioridade nacional, muito embora lhe tenham sido destinados substanciais recursos públicos.
A violência e a extensão dos incêndios do último verão e o dramatismo das situações vividas pelas populações atingidas, geraram na sociedade portuguesa justificada emoção e apoio quanto à necessidade de se alterar profundamente a nossa relação com floresta.
A ausência de gestão florestal, o excessivo parcelamento fundiário, os desequilíbrios na constituição dos povoamentos, o desordenamento da sua implantação e o abandono a que se encontram votadas extensas áreas florestais, conjugados com circunstâncias climatéricas, particularmente adversas e raras, associadas a comportamentos negligentes e criminosos, determinaram a violência e a extensão de tais incêndios.

(continua....) Ja que ninguem vos explica o que se vai passar sobre a Floresta,então o melhor é ler esta Resolução

Nenhum comentário: