sexta-feira, novembro 28, 2003

E assim se promove o Turismo........



Entusiasmo e espírito de aventura




Foi com enorme entusiasmo e espírito de aventura que teve lugar a edição deste ano da Ronda dos Castelos – Do Choupal a Góis, iniciativa promovida em conjunto pelo Clube Automóvel do Centro e Cumes do Açor

A grande festa do todo-o-terreno turístico, promovida em parceria pelo Clube Automóvel do Centro e Cumes do Açor, privilegiou a qualidade, onde o entusiasmo e o espírito de aventura nunca estiveram desassociadas. Tratou-se de uma aposta que marcou de forma inegável a diferença, com os participantes a comungar de um fim-de-semana diferente.
Com partida do Hotel D. Luís – local escolhido pela organização para “edificar” o “quartel-general” para receber o secretariado e o tradicional “briefing” do evento –, a caravana dirigiu-se para a freguesia de Vila Nova.
Os primeiros quilómetros proporcionaram momentos e perspectivas únicas sobre a cidade do Choupal que, lentamente, se ia perdendo no horizonte, ligeiramente nublado. Estava dado o mote para um ímpar passeio turístico que, dada a “oferta” da paisagem, as emoções avolumavam-se junto dos participantes.
Chegada a Vila Nova, a caravana foi obsequiada por um simpático pequeno almoço e que serviu para retemperar as energias entretanto consumidas ao longo de uma vintena de quilómetros por montes e vales.
Após o “reabastecimento” de circunstância, participantes e máquinas tinham pela frente um percurso rolante onde se aliava o prazer da condução com a leitura atenta do “road-book”, a fim de evitar sair do percurso principal, já que na Serra da Lousã o nevoeiro exigia a maior concentração dos navegadores e perícia dos condutores.
Passados os históricos neveiros do Santo António da Neve, a caravana procurou de imediato atingir a vila de Góis, onde a esperava o merecido almoço.

Traçados exigentes

Retemperadas as energias, a etapa seguinte tinha como objectivo alcançar Arganil, tarefa árdua em virtude das condições climáticas, mas também por traçados exigentes bem elaborados pelas equipas da organização.
Assim, o desafio jeeps, lama, picadas e navegação foram condimentos saborosos para que todos chegassem ao destino. Cansados mas satisfeitos por terem conseguido ultrapassar as prodigiosas dificuldades que tiveram de ultrapassar, os participantes brindaram a nova conquista do dia, onde a boa disposição disfarçou em muito as energias despendidas.
O bacalhau com broa, servido dentro da mesma, veio repor as calorias consumidas durante a tarde e noite, que só terminaria após um magusto tradicional e uma “prova” trializante facultativa bem próximo da unidade hoteleira onde se pernoitou e aonde os mais aventureiros chegaram de... madrugada. No dia seguinte, logo pela manhã, os participantes foram sujeitos a novo “breefing” para estabelecer o percurso de navegação, por GPS, para o qual tinham que estar reunidas as seguintes condições: equipas de três viaturas, com a obrigatoriedade de uma delas possuir guincho.
Os adjectivos são insuficientes para descrever a adrenalina criada, o espírito de entre-ajuda, a camaradagem, enfim os laços de amizade que no espaço de apenas quatro horas foi possível criar.
Terminadas as “hostilidades” foi servido o almoço no Hotel de Arganil onde foram sorteadas algumas prendas, bem como entregues lembranças a todos os participantes e se procedeu à sempre difícil tarefa das despedidas.
Em jeito de conclusão, o passeio de todo-o-terreno turístico Ronda dos Castelos – Do Choupal a Góis conheceu um fim-de-semana fantástico, onde se espera, obviamente, novos desenvolvimentos para 2004. Se dadas as características do passeio todos os participantes estão de parabéns, o mesmo se poderá afirmar relativamente ao Clube Automóvel do Centro e Cumes do Açor, sobretudo pela qualidade que ofereceram num fim-de-semana único mas já com a chancela da saudade...

Comentários cá do je..............

Se fosse em Poiares....lá teriam que comer a chanfana.

Nenhum comentário: