sábado, novembro 08, 2003

COIMBRA - PJ recomenda..."cuidado com as falsificações"...........

Recuperada uma escultura e apreendidos quadros falsos

A PJ de Coimbra recuperou ontem uma escultura de São Romão furtada há um ano em Tábua e apreendeu dois quadros falsificados. No âmbito da investigação foram detidos quatro indivíduos.

A directoria de Coimbra da Polícia Judiciária (PJ) recuperou uma peça de arte sacra, do século XVIII, furtada o ano passado numa capela existente no interior de uma quinta centenária no concelho de Tábua. A escultura de grande valor pessoal e patrimonial estava na posse de quatro indivíduos ligados à comercialização de antiguidades.
Segundo fonte da PJ, no âmbito da mesma investigação, os envolvidos foram identificados e constituídos arguidos. Os presumíveis falsificadores, do sexo masculino, maiores de idade, estão ligados à comercialização de relíquias e obras de arte.
A PJ ainda adiantou também que os detidos residem na região Centro e estavam referenciados pela prática de falsificação e comercialização de antiguidades.
O DIÁRIO AS BEIRAS apurou que alguns dos presumíveis traficantes de arte tinham contactos internacionais, levando as autoridades de investigação a suspeitar que alguns das peças furtadas pudessem ter como destino o mercado estrangeiro.
A PJ apreendeu na posse deste grupo dois quadros falsificados atribuídos a prestigiados pintores portugueses, um deles de Coimbra.
"Mas mais não eram do que reproduções ilegítimas e falsas, destinadas a serem transaccionadas como se fossem verdadeiras", esclareceu a PJ através do comunicado que enviou à Imprensa.
De acordo com fonte do departamento encarregue por este caso, o investigador aconselha aos coleccionadores e amantes de objectos de arte para terem cuidado com as imitações porque podem estar, em alguns casos, a "adquirir gato por lebre".
No seguimento desta investigação ainda foi recuperado um quadro, furtado o ano passado numa exposição patrocinada pela Câmara de Coimbra, sendo identificado e constituído arguido o seu ilegítimo detentor. A recuperação deste quadro foi o culminar de um trabalho de investigação promovido pela directoria de Coimbra em articulação com a de Lisboa da PJ.

Comentários cá do je....................

Em Poiares tambem juá foram roubadas muitas coisas.....mas nunca apareceram.......

Um comentário:

Unknown disse...

Sobre estes assuntos, as suas causas, e o seu contexto, recomenda-se a consulta aos seguintes tópicos do Forum Arqueologia:

http://arqueologia.informe.com/o-porqun-dos-roubos-do-patrimninio-artn-stico-dt1699.html

http://arqueologia.informe.com/porque-desaparecem-os-azulejos-antigos-dt1697.html

http://arqueologia.informe.com/honras-de-estado-dt1110.html

http://arqueologia.informe.com/provenin-ncia-desconhecida-dt1101.html

Cumprimentos.