terça-feira, novembro 25, 2003

MINISTÉRIO ANALISA DENÚNCIAS DE LEAL MARTINS ....................



O Ministério da Administração Interna está a analisar as declarações do ex-presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), Leal Martins, que denunciou a existência de ‘lobbies’ lesivos para a capacidade operacional e financeira do sistema de combate a incêndios.
Em entrevista ao jornal “Público”, Leal Martins disse que, enquanto presidente do SNBPC, recebeu ameaças de morte por travar a compra de mais de um milhão de euros em material de protecção civil para o Euro’2004, referindo ainda que lhe roubaram documentos, que filtraram a sua correspondência e que teve de trocar de secretária para estancar a fuga de informação. Leal Martins denunciou a existência de grupos de pressão no SNBPC, destacando um que o atacava há meses que era liderado por três ou quatro pessoas com ligações aos jornais e ao antigo serviço.

Leal Martins garante que há grupos de pressão a interferir com o funcionamento do SNBPC; um de interesses económicos, relacionado com o orçamento de 80 a 90 milhões de euros gerido pelo serviço; outro de interesses políticos, com objectivos eleitorais; e um terceiro grupo “de interesses pessoais e de vaidades”. O ex-presidente do SNBPC levanta ainda suspeitas sobre o processo de aquisição de material, indicando que Portugal abre concursos depois de os restantes países o fazerem, o que limita a participação directa de empresas estrangeiras e beneficia a entrada de intermediários portugueses nos processos “Uma das minhas primeiras medidas, muito atacada, foi tentar criar uma central de compras”, referiu Leal Martins, salientando que com compras centralizadas era possível comprar mais e melhor e economizar cerca de 50 por cento.

O Ministério da Administração Interna revelou que está a analisar estas declarações e que só depois decidirá se vai ou não abrir um inquérito. Já a Liga dos Bombeiros Portugueses exige que seja aberto, imediatamente, um inquérito ao SNBPC, para que se apure a veracidade das denúncias, consideradas muito graves pelo presidente da liga, Duarte Caldeira.


Comentários cá do je........
Com a confusão toda que se gerou na epoca dos fogos.......não era de estranhar nada disto.

Já nessa epoca levantavamos o veu......para o que parecia que estava a acontecer.
Vamos ficar atentos e dizer os nomes desses culpados.

Nenhum comentário: