sexta-feira, novembro 21, 2003

PENACOVA – Autarquia lança mais projectos turísticos......



Passeios de burros é uma das novidades

A Câmara Municipal de Penacova vai implementar, em breve, novos produtos turísticos. Depois de algumas experiências bem sucedidas, a autarquia prepara-se para potenciar mais “os percursos pedestres e os passeios de burro”.

A escrita de Vitorino Nemésio, na década de 1940, sobre Penacova foi lembrada na sessão de abertura da reunião semestral e internacional do Projecto Europeu de Ecoturismo.

E Penacova tem muito para oferecer nesta área. Os moinhos de vento e de água, os fornos de cal, o Mosteiro de Lorvão e o maciço quartzítico de Livraria do Mondego são alguns dos exemplos que tornam o concelho “um dos mais belos sítios de Portugal”.
Mas “muito mais há para fazer”, referiu Maurício Marques.
Para aproveitar esta beleza natural, a câmara tem em vista criar outros atractivos para os visitantes. Segundo o autarca, é preciso “valorizar ainda mais alguns recursos”, tais como, “os caminhos pedestres, os passeios de burro e a recuperação de algum património natural ao longo dos percursos”. A Casa do Monte, em Lorvão, e o arranjo paisagístico no Vimieiro no Rio Alva são outras das obras que irão ser levadas a efeito para tornar ainda mais apelativa a presença em Penacova.
Maurício Marques pretende, agora, fazer uma maior divulgação da diversificada oferta turística do concelho no estrangeiro. A presença, no Palacete de Penacova, de elementos europeus do projecto irá permitir “junto destes países, chegar mais facilmente a imagem de Penacova e que seja feita uma promoção além-fronteiras que ainda não tínhamos”.
O autarca considerou que a internacionalização do turismo local era “um dos passos que nos faltava, depois de se ter tornado suficientemente conhecida a nível nacional”.
Fruto desse trabalho interno, a vila recebeu o Encontro Nacional de Neurocirurgia. A solicitação partiu do presidente da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia, que é natural de Penacova, e teve a presença de alguns especialistas internacionais. “Vamos junto de um classe com algum poder económico dar a conhecer a zona”, concluiu.

Comentários cá do je........

Assim é que é trabalhar.

Onde é que se vê destas coisas em Poiares?
Onde estão as recuperações dos moinhos de vento, das moendas de rio, dos moinhos de ribeiro, dos fornos de cal, dos lagares de rio ou de ribeira...do patrimonio hidrico e hidraulico da cultura mourisca?
Já não falando do patrimonio industrial, ligados à madeira ao barro e à pedra...

Nada disto estará nos horizontes de Poiares.
E as corridas de burros?....o melhor é fazer corridas de toiros ou de cabras para chanfana.

Pois burros ha muitos e segundo dizem os mais antigos....ganharia sempre o mesmo.

Nenhum comentário: