sábado, novembro 29, 2003

Um dia o Senhor chamou Noé da Silva e ordenou-lhe............






"Dentro de seis meses farei chover ininterruptamente durante 40 dias e 40 noites, até que todo o Concelho de Poiares seja coberto pelas águas. Os maus serão destruídos, mas quero salvar os justos e um casal de cada espécie animal. Vai e constrói uma arca de madeira".

No tempo certo, os trovões deram o aviso e os relâmpagos cruzaram o céu.
Noé da Silva chorava, ajoelhado no quintal de sua casa, quando ouviu a voz do Senhor soar, furiosa, entre as nuvens:

- "Onde está a arca, Noé?"

- "Perdoai-me, Senhor" - suplicou o homem. - "Fiz o que pude, mas encontrei dificuldades imensas.

Primeiro tentei obter uma licença da Câmara Municipal, mas para isto, além das altas taxas para obter o alvará, pediram-me ainda uma contribuição para a campanha da reeleição do Presidente de Câmara.

Como precisava de dinheiro, fui aos bancos e não consegui empréstimos, mesmo aceitando aquelas taxas de juros. Afinal, nem teriam mesmo como me cobrar depois do dilúvio.

Depois veio o Corpo de Bombeiros exigir um sistema de prevenção de incêndio e alguma ajuda para a compra de uns helicópteros, mas consegui contornar, subornando um funcionário. Começaram então os problemas com a extracção da madeira nas áreas ardidas. Eu disse que eram ordens "Suas" mas eles só queriam saber se eu tinha "projecto de reflorestamento" e um tal de "plano de parcelario".

Neste meio tempo a Quercus descobriu também uns casais de animais guardados no meu quintal. Além da pesada multa, o fiscal falou em "prisão inafiançável" e acabei por ter que matar o fiscal, pois para este crime a lei é mais branda.

Quando resolvi começar a obra na praça, apareceu a Fiscalização, que me multou porque eu não tinha um engenheiro naval responsável pela construção.

Depois, apareceu o Sindicato exigindo que eu contratasse os seus marceneiros que ficaram desempregados com este Governo e com garantia de emprego por um ano.

Em "prisão inafiançável" e acabei por ter que matar o fiscal, pois para este crime a lei é mais branda.

Veio em seguida o Fisco, acusando-me de "sinais exteriores de riqueza" e também me multou.

Finalmente, quando a Secretaria do Meio Ambiente e os homens da REN e da RAN pediram o "Relatório de Impacto Ambiental" sobre a zona a ser inundada, mostrei o mapa do Concelho. Aí quiseram internar-me no hospital psiquiátrico de Lorvão ou no Sobral Cid !"

Noé da Silva terminou o relato chorando mas notou que o céu clareava.

- "Senhor, então não vais mais destruir Poiares ?"

- "Não!" - respondeu a voz entre as nuvens - "Pelo que ouvi de ti, Noé, cheguei tarde! Alguém já se encarregou de fazer isso - AFUNDAR O TEU CONCELHO!"

sexta-feira, novembro 28, 2003

Musica Folclorica.....do rancho de Ceira.......Musica Folclorica.....do rancho de Ceira....





Ceira, doada em Setembro de 1180 por D. Afonso Henriques, ao Chanceler Julião que a coutou, foi em 1512 outorgada com foral por D. Manuel I que lhe deu o nome de Vila Nova de Ceira.

Uma tradição local diz que antes do assoreamento do rio, a freguesia constituía um importante porto fluvial.


Ceira é aliás uma povoação muito antiga, já conhecida dos Romanos que, segundo alguns historiadores, lhe chamavam Célia ou Celium mas tudo leva a crer que fosse Célia.
A povoação também aparece registada com a grafia Seyra.
Ceira é uma povoação do concelho de Coimbra, tem uma área de cerca de 14 Km quadrados e dista 6 Km da sede do concelho.
A freguesia é irrigada a norte pelo rio Mondego, a sul pelo rio Ceira e pelo afluente esquerdo, o rio Dueça ou Corvo.



Se tiverem interesse ouçam as musicas e vejam os videos de Ceira.



Site do Rancho Folclorico de Ceira


Comentarios cá do je................

Cultura ate é isto. A chanfana ja enjoa.

Acho que ha gente em Poiares que consiga fazer um site com interesse como este.

É preciso é que alguem deixe. Ainda é apelidado de traidor e de inimigo da democracia.

Belezas do Rio Alva.................

....lavadeiras no alva

.......julio moleiro a passar o barco no rio alva

Aldeia de Gondramaz....no concelho de Miranda do Corvo...reabilitação de casas........




A recuperação de habitações na aldeia de Gondramaz, concelho de Miranda do Corvo, foi objecto de protocolos entre Câmara e proprietários

“Aldeias de Xisto” é um programa que visa a requalificação de aldeias típicas da região. Foi neste contexto que a Câmara Municipal de Miranda do Corvo celebrou protocolos de colaboração com proprietários de imóveis propostos para recuperação na aldeia de Gondramaz, .
«Sendo a maioria das habitações propriedade de particulares, torna-se necessária esta colaboração com a Câmara que depende de autorização prévia para levar a cabo qualquer intervenção», explicou fonte da autarquia, sublinhando a necessidade destas obras no sentido de promover a «melhoria da qualidade de vida na aldeia».
A Câmara anunciou também que foram abertos concursos para a recuperação do lavadouro e para a construção do estacionamento que servirá em simultâneo de miradouro para as encostas da serra.
«Com estes processos dá-se mais um passo na requalificação de uma zona de rara beleza que promete ser um grande polo de atracção turística no concelho de Miranda do Corvo».

Comentarios ca do je.......

Miranda do Corvo alem de tambem ser uma capital que não a universal da chanfana.......tambem é a capital das inovações.
Poiares continua a ser a da capital do insaneamento.

E assim se promove o Turismo........



Entusiasmo e espírito de aventura




Foi com enorme entusiasmo e espírito de aventura que teve lugar a edição deste ano da Ronda dos Castelos – Do Choupal a Góis, iniciativa promovida em conjunto pelo Clube Automóvel do Centro e Cumes do Açor

A grande festa do todo-o-terreno turístico, promovida em parceria pelo Clube Automóvel do Centro e Cumes do Açor, privilegiou a qualidade, onde o entusiasmo e o espírito de aventura nunca estiveram desassociadas. Tratou-se de uma aposta que marcou de forma inegável a diferença, com os participantes a comungar de um fim-de-semana diferente.
Com partida do Hotel D. Luís – local escolhido pela organização para “edificar” o “quartel-general” para receber o secretariado e o tradicional “briefing” do evento –, a caravana dirigiu-se para a freguesia de Vila Nova.
Os primeiros quilómetros proporcionaram momentos e perspectivas únicas sobre a cidade do Choupal que, lentamente, se ia perdendo no horizonte, ligeiramente nublado. Estava dado o mote para um ímpar passeio turístico que, dada a “oferta” da paisagem, as emoções avolumavam-se junto dos participantes.
Chegada a Vila Nova, a caravana foi obsequiada por um simpático pequeno almoço e que serviu para retemperar as energias entretanto consumidas ao longo de uma vintena de quilómetros por montes e vales.
Após o “reabastecimento” de circunstância, participantes e máquinas tinham pela frente um percurso rolante onde se aliava o prazer da condução com a leitura atenta do “road-book”, a fim de evitar sair do percurso principal, já que na Serra da Lousã o nevoeiro exigia a maior concentração dos navegadores e perícia dos condutores.
Passados os históricos neveiros do Santo António da Neve, a caravana procurou de imediato atingir a vila de Góis, onde a esperava o merecido almoço.

Traçados exigentes

Retemperadas as energias, a etapa seguinte tinha como objectivo alcançar Arganil, tarefa árdua em virtude das condições climáticas, mas também por traçados exigentes bem elaborados pelas equipas da organização.
Assim, o desafio jeeps, lama, picadas e navegação foram condimentos saborosos para que todos chegassem ao destino. Cansados mas satisfeitos por terem conseguido ultrapassar as prodigiosas dificuldades que tiveram de ultrapassar, os participantes brindaram a nova conquista do dia, onde a boa disposição disfarçou em muito as energias despendidas.
O bacalhau com broa, servido dentro da mesma, veio repor as calorias consumidas durante a tarde e noite, que só terminaria após um magusto tradicional e uma “prova” trializante facultativa bem próximo da unidade hoteleira onde se pernoitou e aonde os mais aventureiros chegaram de... madrugada. No dia seguinte, logo pela manhã, os participantes foram sujeitos a novo “breefing” para estabelecer o percurso de navegação, por GPS, para o qual tinham que estar reunidas as seguintes condições: equipas de três viaturas, com a obrigatoriedade de uma delas possuir guincho.
Os adjectivos são insuficientes para descrever a adrenalina criada, o espírito de entre-ajuda, a camaradagem, enfim os laços de amizade que no espaço de apenas quatro horas foi possível criar.
Terminadas as “hostilidades” foi servido o almoço no Hotel de Arganil onde foram sorteadas algumas prendas, bem como entregues lembranças a todos os participantes e se procedeu à sempre difícil tarefa das despedidas.
Em jeito de conclusão, o passeio de todo-o-terreno turístico Ronda dos Castelos – Do Choupal a Góis conheceu um fim-de-semana fantástico, onde se espera, obviamente, novos desenvolvimentos para 2004. Se dadas as características do passeio todos os participantes estão de parabéns, o mesmo se poderá afirmar relativamente ao Clube Automóvel do Centro e Cumes do Açor, sobretudo pela qualidade que ofereceram num fim-de-semana único mas já com a chancela da saudade...

Comentários cá do je..............

Se fosse em Poiares....lá teriam que comer a chanfana.

terça-feira, novembro 25, 2003

MINISTÉRIO ANALISA DENÚNCIAS DE LEAL MARTINS ....................



O Ministério da Administração Interna está a analisar as declarações do ex-presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), Leal Martins, que denunciou a existência de ‘lobbies’ lesivos para a capacidade operacional e financeira do sistema de combate a incêndios.
Em entrevista ao jornal “Público”, Leal Martins disse que, enquanto presidente do SNBPC, recebeu ameaças de morte por travar a compra de mais de um milhão de euros em material de protecção civil para o Euro’2004, referindo ainda que lhe roubaram documentos, que filtraram a sua correspondência e que teve de trocar de secretária para estancar a fuga de informação. Leal Martins denunciou a existência de grupos de pressão no SNBPC, destacando um que o atacava há meses que era liderado por três ou quatro pessoas com ligações aos jornais e ao antigo serviço.

Leal Martins garante que há grupos de pressão a interferir com o funcionamento do SNBPC; um de interesses económicos, relacionado com o orçamento de 80 a 90 milhões de euros gerido pelo serviço; outro de interesses políticos, com objectivos eleitorais; e um terceiro grupo “de interesses pessoais e de vaidades”. O ex-presidente do SNBPC levanta ainda suspeitas sobre o processo de aquisição de material, indicando que Portugal abre concursos depois de os restantes países o fazerem, o que limita a participação directa de empresas estrangeiras e beneficia a entrada de intermediários portugueses nos processos “Uma das minhas primeiras medidas, muito atacada, foi tentar criar uma central de compras”, referiu Leal Martins, salientando que com compras centralizadas era possível comprar mais e melhor e economizar cerca de 50 por cento.

O Ministério da Administração Interna revelou que está a analisar estas declarações e que só depois decidirá se vai ou não abrir um inquérito. Já a Liga dos Bombeiros Portugueses exige que seja aberto, imediatamente, um inquérito ao SNBPC, para que se apure a veracidade das denúncias, consideradas muito graves pelo presidente da liga, Duarte Caldeira.


Comentários cá do je........
Com a confusão toda que se gerou na epoca dos fogos.......não era de estranhar nada disto.

Já nessa epoca levantavamos o veu......para o que parecia que estava a acontecer.
Vamos ficar atentos e dizer os nomes desses culpados.

segunda-feira, novembro 24, 2003

Pinhal Interior Norte e Pinhal Interior Sul..........................



Os problemas de que os autarcas não querem ouvir falar e fogem a sete pes das suas resoluções...........

Problemas:
"Situada no coração da zona de transição", esta é outra das áreas de maior complexidade, sendo mesmo "mais difícil que a região do Tâmega". A área não dispõe mesmo de qualquer centro populacional importante, e tem uma taxa de zero por cento de urbanização. A produtividade nos Pinhais é descrita como sendo "baixíssima (70 por cento da média nacional no Pinhal Interior Norte e 60 por cento no Pinhal Interior Sul), concentrando-se cerca de 30 por cento da população activa no sector da agricultura.

Soluções:
No campo das soluções apresentadas pelo PRASD nesta área, as câmaras municipais e os produtores florestais são chamados a intervir no sentido de melhor aproveitar o potencial florestal da região, e assim impulsionar o sector da madeira, "único esboço de actividade industrial" da região. Daniel Bessa, lembrando o flagelo dos incêndios, afirmou mesmo que "seria bonito ensaiar aqui uma mudança na forma como lidamos com a floresta". Considerando esta valência, o PRASD também recomenda que seja levado a cabo um programa de acção para atrair empresas das indústrias da madeira e do mobiliário. Partindo da forte presença da agricultura, Bessa defende também a criação de um programa de formação dirigido aos produtores agrícolas, no sentido de promover a diversificação e a valorização da produção agrícola regional.

Comentários cá do je............

Será que Poiares anda a pensar nestas coisas...ou só pensa na chanfana.

O Prof.Dr. Pedro Dias vai assumir direcção do Pavilhão de Portugal..............



O executivo municipal de Coimbra nomeia hoje o professor universitário Pedro Dias director do Pavilhão Centro de Portugal. Nas palavras do vereador da Cultura, Mário Nunes, trata-se de uma “escolha natural”, uma vez que se trata de um “homem com uma afirmação intelectual de nível mundial”.
Pedro Dias tem colaborado com a autarquia em diversos projectos, sendo actualmente comissário das exposições da Câmara Municipal que decorrem na Sala da Cidade, no âmbito da Coimbra Capital Nacional da Cultural. Também recentemente, este catedrático foi um dos impulsionadores do movimento que culminou com a atribuição do estatuto de panteão nacional à Igreja de Santa Cruz.
Mário Nunes é ainda da opinião de que a afirmação do Pavilhão Centro de Portugal passará por “iniciativas de grande qualidade e amplitude vasta”, com exposições, cursos e conferências de prestígio. A escolha de Pedro Dias é, assim, óbvia, já que se está perante “um homem da arte”.
Pedro Dias foi durante vários anos director do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Como bolseiro do Instituto Nacional de Investigação Científica e da Fundação Calouste Gulbenkian, desenvolveu trabalhos de investigação em várias países europeus, e ainda no Brasil e Índia. É vogal efectivo da Academia Nacional de Belas Artes, tendo, em 1983, sido agraciado com a medalha de mérito de Belas Artes, em classe ouro. Já este ano, recebeu a medalha de mérito cultural do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação. A divulgação da cultura lusófona levou-o a fazer mais de duas centenas e meia de comunicações e conferências, 60 das quais no estrangeiro.

Comentários cá do je...............

Pedro Dias um amigo de Poiares merece bem esta Direcção do Pavilhão de Portugal.

É curioso que alguem que se diz com responsabilidades neste concelho que não gostava dele.
Pedro Dias não é homem para aparar golpes.

sexta-feira, novembro 21, 2003

PLANTAÇÃO DE COUVE GALEGA na Estrada da Zona Industrial.......




Este post é mesmo referente a Poiares.

Os empresários da Zona Industrial agora dedicaram-se à plantação de couve porqueira na Estrada da Zona Industrial como forma reverencial de agradecimento ao seu Presidente democraticamente eleito pelo povo.
O Presidente ficou muito sensibilizado e prometeu ir colher algumas couves quando estiverem crescidas.
Vamos ver se não faz um discurso como fez em tempos o Alberto J. Jardim no Curral das Freiras que depois de inaugurar uma estrada, perguntou se o pessoal ia votar nele ou não. Quando lhe disseram que talvez não, ficou furioso e teve o desplante de dizer que se não o fizessem, lhes iria cortar a estrada.
Ponham-se a pau...que a escola é a mesma. Ainda ficam sem estradas de acesso....e ainda terão de recorrer à Protecção Civil.

Um protesto original que se assistiu no inicio do mês na estrada da Zona Industrial.

Esta estrada virou um couval. O terreno estava propicio à plantação das couves porqueiras.Estava bem lavrado, bem adubado e humidade no terreno a suficiente.

Um couval com 1 Km de comprimento é obra para figurar no Guiness.
Até já ha empresarios que vão lançar a Confraria da Couve. Capotes parece que já todos têm. O Presidente da Confraria ainda não foi eleito, mas não se massem muito....nomeiem o mesmo das Cabras.
O pior é se estas comem as couves todas.
Estamos convencidos que sim. Aproveitem e semeiem lá nabos. A terra está preparada e ainda se aproveitam alguns.
Pelo menos ainda ha-de dar uma grande cabeça de nabo.
Não é so no Entrocamento que ha fenomenos destes.
Se os nabos tambem não derem, esperem mais uns tempos e lavrem a estrada para batatas, semeando uns talhões com batata de regadio e outros de sequeiro.
Esta colheita sim, ha-de ser boa e ate se aproveitam para acompanhar a chanfana. Não se esqueçam dos grelos.

Rede nacional de adopção é a grande aposta......



Nova lei preconiza a redução de prazos dos processos de mais de três anos para apenas 18 meses. Criada comissão para acompanhar a efectiva aplicação da legislação

O Governo não ficou imune às críticas eacabou mesmo por mexer na legislação, tornando os prazos menos morosos e preconizando a criação de uma rede nacional de adopção.
O novo regime jurídico, que começou a ser preparado ainda pelo anterior Governo, acabaria por entrar em vigor em Setembro, sendo até criada a Comissão de Acompanhamento e Aplicação da Legislação da Adopção, presidida por Luís Villas-Boas, director do Refúgio Aboim Ascensão,que conta com a colaboração de Joana Marques Vidal, procuradora-adjunta da República, e de Joaquina Madeira, vogal do Conselho Directivo do Instituto de Solidariedade e Segurança Social.
Assumindo que ainda não há qualquer avaliação feita ao cumprimento da lei, Luís Vilas-Boas, que tomou posse na passada semana, defende a necessidade de agilizar o trabalho do Estado, das instituições portuguesas de solidariedade social e das entidades que acolhem crianças. O responsável pelo cumprimento da lei da adopção admite que estão actualmente internados no nosso país cerca de 16 mil menores, mas salienta que mais de metade já poderia ter sido adoptada.
A nova legislação pretende reduzir a morosidade dos processos dos actuais 38 a 39 meses para 18, permitindo que casais com mais de 25 anos e quatro de casamento possam aspirar a adoptar um menor.
A idade limite para a adopção foi também alargada, passando de 50 para 60 anos. A lei apenas impõe que a diferença de idade entre o adoptante e o adoptado não ultrapasse os 50 anos. Uma pessoa singular, com mais de 30 anos, também pode candidatar-se a acolher no seu lar uma criança.
A Comissão de Acompanhamento espera ter pronto, em Junho do próximo ano, o primeiro relatório sobre a aplicação da nova legislação pelas entidades envolvidas no processo.

Comentários cá do je.....

Em Poiares já pode haver quem possa vir a beneficiar destas medidas que entram agora em vigor.

No entanto parece que ainda há quem goste mas é de fazer filhos nas mulheres alheias.....sempre dizem que são seus filhos...será?

PENACOVA – Autarquia lança mais projectos turísticos......



Passeios de burros é uma das novidades

A Câmara Municipal de Penacova vai implementar, em breve, novos produtos turísticos. Depois de algumas experiências bem sucedidas, a autarquia prepara-se para potenciar mais “os percursos pedestres e os passeios de burro”.

A escrita de Vitorino Nemésio, na década de 1940, sobre Penacova foi lembrada na sessão de abertura da reunião semestral e internacional do Projecto Europeu de Ecoturismo.

E Penacova tem muito para oferecer nesta área. Os moinhos de vento e de água, os fornos de cal, o Mosteiro de Lorvão e o maciço quartzítico de Livraria do Mondego são alguns dos exemplos que tornam o concelho “um dos mais belos sítios de Portugal”.
Mas “muito mais há para fazer”, referiu Maurício Marques.
Para aproveitar esta beleza natural, a câmara tem em vista criar outros atractivos para os visitantes. Segundo o autarca, é preciso “valorizar ainda mais alguns recursos”, tais como, “os caminhos pedestres, os passeios de burro e a recuperação de algum património natural ao longo dos percursos”. A Casa do Monte, em Lorvão, e o arranjo paisagístico no Vimieiro no Rio Alva são outras das obras que irão ser levadas a efeito para tornar ainda mais apelativa a presença em Penacova.
Maurício Marques pretende, agora, fazer uma maior divulgação da diversificada oferta turística do concelho no estrangeiro. A presença, no Palacete de Penacova, de elementos europeus do projecto irá permitir “junto destes países, chegar mais facilmente a imagem de Penacova e que seja feita uma promoção além-fronteiras que ainda não tínhamos”.
O autarca considerou que a internacionalização do turismo local era “um dos passos que nos faltava, depois de se ter tornado suficientemente conhecida a nível nacional”.
Fruto desse trabalho interno, a vila recebeu o Encontro Nacional de Neurocirurgia. A solicitação partiu do presidente da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia, que é natural de Penacova, e teve a presença de alguns especialistas internacionais. “Vamos junto de um classe com algum poder económico dar a conhecer a zona”, concluiu.

Comentários cá do je........

Assim é que é trabalhar.

Onde é que se vê destas coisas em Poiares?
Onde estão as recuperações dos moinhos de vento, das moendas de rio, dos moinhos de ribeiro, dos fornos de cal, dos lagares de rio ou de ribeira...do patrimonio hidrico e hidraulico da cultura mourisca?
Já não falando do patrimonio industrial, ligados à madeira ao barro e à pedra...

Nada disto estará nos horizontes de Poiares.
E as corridas de burros?....o melhor é fazer corridas de toiros ou de cabras para chanfana.

Pois burros ha muitos e segundo dizem os mais antigos....ganharia sempre o mesmo.

quinta-feira, novembro 20, 2003

Projecto europeu “casa” turismo, cultura e ambiente ........



Mais uma noticia dos bons serviços em que a nossa Camara vizinha de Penacova se envolve

A reunião semestral do “Projecto Europeu Ecoturismo: Lugares, Tradicões, Tecnologias e Pessoas” termina esta semana no Hotel Palacete do Mondego, em Penacova.
A Câmara Municipal de Penacova foi a anfitriã dos parceiros europeus, que estão a apresentar os trabalhos desenvolvidos até ao momento no âmbito deste projecto que procura conciliar o turismo com a cultura e o ambiente. Trata-se de um projecto financiado pelo INTERREG III C que engloba 14 parceiros europeus, nomeadamente, a Província de Teramo – Itália (gestor do Projecto); Sviluppo Itália Abruzzo (Itália); Diputación de Málaga (Espanha); Instituto Tecnológico de Canárias (Espanha); Fundacion El Legado Andalusi (Espanha); Municipality of Alonissos (Grécia); Echt Erzgebirge (Alemanha); Zvejone Ekologinis Klubas (Lituânia); West Sweden (Suécia); Region of Istria (Croácia); Nemunas Delta Regional Park (Lituânia); Municipality of Geriskipou (Chipre); ICN Parque do Douro Internacional e Câmara Municipal de Penacova.
Segundo a autarquia penacovense, «este projecto tem como principais objectivos contribuir para o desenvolvimento do ecoturismo em áreas geográficas específicas de alguns países; identificar locais de interesse do ponto de vista histórico, cultural e ambiental; investigar cada lugar e as suas tradições particulares de forma a planear sub-projectos com vista a preservação e promoção; implementar actividades com o objectivo da promoção sustentável do turismo associado à história e cultura, relançando infra-estruturas e serviços, bem como locais de agro-turismo».No caso de Penacova, o projecto de Turismo Cultural em curso tem, de acordo com a mesma fonte, procurado seguir esta filosofia pelo que as colecções dos núcleos museológicos estão expostas em lugares de memória e de forte identidade das comunidades locais, situando-se nas rotas da Rede de Percursos Pedestres, já projectadas, de modo a que a natureza e o ambiente sejam contemplados.

Comentários cá do je.......

Em Poiares já muito boa gente tentou que a sua Camara se envolvesse nestas iniciativas e promoções.
Infelizmente, sendo um dos Concelhos que se encontra num centro estrategico neste País para implementar actividades com o objectivo da promoção sustentável do turismo associado à história e cultura....nada acontece.
Nem querem ouvir nisso.....
A unica promoção que existe...é a da Universal da Chanfana de carne de cabra, onde já nem ha pastores nem cabras ... e tambem as dezenas de outdoors espalhados em Coimbra.
Figura triste....
Criou-se uma estrutura para funcionar como Loja de Turismo na Vila....que está quase sempre fechada, onde não ha documentação a promover Poiares, ou a que há é tão pobrezinha que mais valia não a apresentar.
Essa estrutura parece uma gaiola...será que não havia uma edificação historica na vida de Poiares que merecesse ser recuperada para tal finalidade?

...o seguir esta filosofia para que as colecções dos núcleos museológicos estejam expostas em lugares de memória e de forte identidade das comunidades locais, situando-se nas rotas da Rede de Percursos Pedestres ou Motorizados, de modo a que a natureza e o ambiente sejam contemplados.

Falta de gosto e de objectividade.

sexta-feira, novembro 14, 2003

O abastecimento de agua em Poiares já estará em condições?......

Parece que a agua nas varias Freguesias de Poiares não se encontra em condições.

Não basta despejar bidons de cloro nos depositos.




É preciso ver os ramais de abastecimento que se encontram danificados e em que os piezometricos aspiram as terras para as canalizações. Basta abrir as torneiras.

Alterações ao PIDDAC permitem novas obras em Poiares............................até que enfim



Alterações ao PIDDAC permitem novas obras.
Os deputados eleitos por Coimbra conseguiram fazer aprovar alterações ao PIDDAC para o distrito. Há novas obras cabimentadas mas, por exigência orçamental, a despesa é a mesma. Ou, por outras palavras, desvia-se de uns projectos para outros
O Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) para o distrito de Coimbra foi alterado, que incluíram novos projectos nas áreas de obras públicas, saúde e cultura. Contudo, face à imposição de não se aumentarem as despesas, outros tiveram de ser reduzidos.

A dotação de uma verba de um milhão de euros para o projecto do IC6/IC7, no concelho de Oliveira do Hospital, concluindo-se o troço entre Catraia dos Poços e Venda de Galizes surge, aos olhos dos deputados, como crucial para o desenvolvimento equilibrado e sustentado do distrito.
O facto de estar em curso o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do projecto terá pesado para a ausência verificada no PIDDAC original, mas, segundo os deputados eleitos por Coimbra, não o incluir seria penalizante para o concelho mais industrializado do interior do distrito e, sublinham, o EIA está a terminar.
A par desta proposta vingou também a de dotação de 500 mil euros para a Estrada do Pinhal, ligação entre a EN17 e o IP3, de Vila Nova de Poiares a Penacova, beneficiando, entre outras, as povoações de Poiares, Miranda do Corvo e Lousã.
A contrapartida para estas obras recairá no projecto da Linha do Norte, cuja dotação para 2004 rondava os 31 milhões de euros. Esta redução não compromete as obras ferroviárias previstas.
Ao aludir a uma margem de manobra reduzida - «porque o PIDDAC apresentado pelo Governo à Assembleia da República é rigoroso e para cumprir » – o deputado explicou a importância das alterações para, assim, se fazerem «obras que são aspirações antigas e vitais para alguns concelhos». Porém, sublinhou, todos os projectos em PIDDAC são importantes, e o que agora foi incluído só foi possível esmiuçando as pequenas folgas existentes.

Por fim, os deputados conseguiram a inclusão de uma verba, na rubrica da cultura, para criação de uma biblioteca em Vila Nova de Poiares, apesar de não ter ficado definido a contrapartida. O montante atribuído, de 50 mil euros, supera em muito o inicialmente previsto para todo o concelho de Poiares, que estava fixado em 11.240 euros.

Comentários cá do je........
Já não era sem tempo que a ligação Poiares- Penacova se viesse a concretizar....ha quantos anos se falava disto.
Ainda bem, assim já não será tema para a próxima Campanha Eleitoral....ou será que ainda se vai falar nisso?

A Biblioteca com aquele dinheiro todo deve ser um espectaculo. O dinheiro será para os livros e para o equipamento multimedia, ou será para outras coisas......?

quinta-feira, novembro 13, 2003

Festa da Caricatura é este mês na Lousã .........................




Catorze exposições integram a 10.ª edição da Festa da Caricatura da Lousã, que se realiza de 15 a 25 deste mês no Parque Municipal de Exposições.

No dia 15, a abrir o programa, o Teatro Marimbondo faz animação de rua a partir das 10h00. Hora e meia depois, os caricaturistas participantes são recebidos na Câmara Municipal e às 15h00 abrem as exposições.
O lançamento de livros e o teatro constam também das propostas para o primeiro dia, cujo ponto alto está marcado para as 22h00, com a concorrida sessão de caricatura ao vivo, que, de ano para ano, tem vindo a ganhar adeptos e conta com a participação de caricaturistas portugueses e estrangeiros.
Até ao dia 25, durante o horário de funcionamento das exposições, as escolas poderão visitar o espaço. «Além da promoção do gosto pelo humor gráfico, tais visitas ajudarão a consolidar nas crianças e jovens o hábito de visitarem exposições, tanto no Parque Municipal como no Museu ou noutros espaços», sublinha a organização.
Às terças e quintas-feiras, o caricaturista Zé Oliveira (autor de “O Broncas”, que semanalmente marca presença no semanário “Trevim”) poderá acompanhar grupos de alunos de escolas numa visita guiada às exposições, comentando os trabalhos expostos. Entretanto no dia 17, decorrerá em várias escolas, simultaneamente, palestras ou ateliers com os caricaturistas estrangeiros (em língua espanhola) e alguns portugueses que estarão disponíveis.
A Festa da Caricatura é uma iniciativa da Cooperativa Trevim e da Câmara Municipal da Lousã e conta com os patrocínios da Secretaria de Estado da Cultura e de Coimbra - Capital da Cultura e das empresas Licor Beirão, Soporcel, Companhia de Papel do Prado e Tipografia Lousanense.

Comentarios cá do je.....

....... quem manda sou eu

Ou muito nos enganamos, ou qualquer dia tambem vai haver uma festa da caricatura em Poiares.
Ainda teremos....Poiares a capital universal da Caricatura.
E que belas caricaturas por cá há.
Há uma figura que daria centenas de caricaturas bem interessantes.

Adivinhem lá quem é.





terça-feira, novembro 11, 2003

Sector florestal português - Resolução do Conselho de Ministros 215-R/2003 de 31.10.03

Resolução do Conselho de Ministros

O sector florestal português constitui uma riqueza estratégica cuja necessidade de preservação e de desenvolvimento recolhe a unanimidade nacional.
De um ponto de vista ambiental, é decisiva a sua contribuição para a conservação da natureza e para o equilíbrio do ambiente, designadamente em matéria de promoção da biodiversidade, de defesa contra a erosão, de correcção dos regimes hídricos e de qualidade do ar e da água.
Numa perspectiva económica e social, o sector florestal gera no seu conjunto aproximadamente 3% do Valor Acrescentado Bruto da economia e envolve mais de 400.000 proprietários e 160.000 trabalhadores nas diversas fileiras, ocupando as florestas 38% do território nacional.
Apesar da sua enorme importância ambiental, económica e social, a floresta portuguesa nunca foi encarada como uma efectiva prioridade nacional, muito embora lhe tenham sido destinados substanciais recursos públicos.
A violência e a extensão dos incêndios do último verão e o dramatismo das situações vividas pelas populações atingidas, geraram na sociedade portuguesa justificada emoção e apoio quanto à necessidade de se alterar profundamente a nossa relação com floresta.
A ausência de gestão florestal, o excessivo parcelamento fundiário, os desequilíbrios na constituição dos povoamentos, o desordenamento da sua implantação e o abandono a que se encontram votadas extensas áreas florestais, conjugados com circunstâncias climatéricas, particularmente adversas e raras, associadas a comportamentos negligentes e criminosos, determinaram a violência e a extensão de tais incêndios.

(continua....) Ja que ninguem vos explica o que se vai passar sobre a Floresta,então o melhor é ler esta Resolução

domingo, novembro 09, 2003

INCÊNDIOS - As promessas ............. Não se esqueçam que ainda ninguem resolveu nada..............



INCÊNDIOS - As promessas


____


Os incêndios são, habitualmente, tema de campanha eleitoral e de debate político. Ficam aqui as promessas eleitorais do PSD e PP, os dois partidos que apoiam o Governo.



:Promessas




Programa eleitoral do PSD:

«Um Governo do PSD assumirá como medidas principais na área da segurança:
- Programas, com a necessária antecedência, um conjunto de medidas de prevenção de fogos florestais:
- Apetrechar os bombeiros com equipamentos adequados e garantir a sua articulação com a Força Aérea e com o recurso aos meios de combate aéreo aos fogos florestais».



Propostas do CDS/PP:
- «19.º Promoção de campanhas de sensibilização dos cidadãos na irreversibilidade dos danos causados pelos incêndios, bem como incentivar na população um espírito na defesa dos espaços verdes;
- 20.º Concretização, de facto, de uma política de defesa das florestas e matas portuguesas, reduzindo drasticamente as situações susceptíveis de provocarem incêndios, o número de fogos e a extensão da área ardida, atribuindo uma maior responsabilização de todas as partes envolvidas, ou seja, dos proprietários das terras e dos infractores, das autoridades tutelares e das autarquias;
- 21.º Promoção do Associativismo Florestal como meio de ultrapassar os principais constrangimentos que se evidenciam no sector, designadamente para a prevenção de incêndios florestais e para a valorização e comercialização dos produtos florestais.


Comentários cá do je...................

Não façam nada não.....esperem pelo verão.
Como em Poiares nada ardeu em 2003...esperem-lhe pela pancada. Depois digam que a culpa é dos outros.
Parece que querem ordenar o que ardeu......mas o que pode vir a arder ainda ninguem se preocupou.....vamos lá a insistir com os senhores Ministros e pôr as maquinas da Dueceira a trabalhar já.
Ou melhor...já deviam ter começado em finais de Setembro....nem que fosse a fazer estradões para os Rallys.


Municípios querem rasgar acordos com PT .................

Autarquias querem que operadora pague uma taxa pelo uso do solo e subsolo municipais. Empresa diz que a lei não a obriga a isso

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Fernando Ruas, incitou, ontem, os autarcas de todo o país a "rasgar" os contratos que as suas câmaras estabeleceram com a Portugal Telecom (PT). Em causa está o facto de a operadora se recusar a pagar qualquer taxa às autarquias por usar o solo e o subsolo municipais na colocação das cablagens.

A divergência já vem de longe, mas desta vez Ruas diz que estão esgotadas quase todas as possibilidades de acordo com a PT. "Se estamos a tentar chegar a acordo com outras empresas, como as de gás, que também usam o solo e o subsolo municipais, por que razão a PT se arroga o direito de não pagar?", questiona Ruas.

Ver noticia completa no JN


Autarcas do PS e PSD trocaram acusações ...isto em Coimbra . Tambem poderia ser em Poiares.........

Responsáveis do PSD e do PS trocaram acusações num debate sobre a Solum que se centrou na renovação do Estádio Municipal e no projecto imobiliário que lhe está associado.

«Coimbra tem tido realmente azar com os dirigentes que tem tido?»

Comentários cá do je...............


E Poiares tambem...........

A Loja do Cidadão...de Poiares....



Ate meteu festa e tudo...



Ate parece a Banda Filarmonica de Poiares

Consultem a Loja do Cidadão


Entre aqui na loja do cidadão

Que seria dos homens ................

" Que seria dos homens se, acima dos ímpetos da paixão e dos desvarios da inteligência, não existisse essa região serena de concórdia na boa-fé e tolerância recíproca!
Uma região onde os pensamentos mais hostis se podem encontrar, estendendo-se lealmente a mão, e dizendo uns para os outros com um sentimento humano e pacífico: és uma consciência convicta!
É para essa comunhão moral que eu apelo. E apelo para ela confiadamente, porque sentindo-me dominado por esse sentimento de respeito e caridade universal, não posso crer que haja aqui quem duvide da minha boa-fé, e se recuse a acompanhar-me neste caminho de lealdade e tolerância".

PS. Assim dizia Antero de Quental

sábado, novembro 08, 2003

Empurra aí um bocadinho...............





SE TIVERES FORÇA...........EMPURRA UM BOCADINHO

....faz força que eu gemo............

v

COIMBRA - PJ recomenda..."cuidado com as falsificações"...........

Recuperada uma escultura e apreendidos quadros falsos

A PJ de Coimbra recuperou ontem uma escultura de São Romão furtada há um ano em Tábua e apreendeu dois quadros falsificados. No âmbito da investigação foram detidos quatro indivíduos.

A directoria de Coimbra da Polícia Judiciária (PJ) recuperou uma peça de arte sacra, do século XVIII, furtada o ano passado numa capela existente no interior de uma quinta centenária no concelho de Tábua. A escultura de grande valor pessoal e patrimonial estava na posse de quatro indivíduos ligados à comercialização de antiguidades.
Segundo fonte da PJ, no âmbito da mesma investigação, os envolvidos foram identificados e constituídos arguidos. Os presumíveis falsificadores, do sexo masculino, maiores de idade, estão ligados à comercialização de relíquias e obras de arte.
A PJ ainda adiantou também que os detidos residem na região Centro e estavam referenciados pela prática de falsificação e comercialização de antiguidades.
O DIÁRIO AS BEIRAS apurou que alguns dos presumíveis traficantes de arte tinham contactos internacionais, levando as autoridades de investigação a suspeitar que alguns das peças furtadas pudessem ter como destino o mercado estrangeiro.
A PJ apreendeu na posse deste grupo dois quadros falsificados atribuídos a prestigiados pintores portugueses, um deles de Coimbra.
"Mas mais não eram do que reproduções ilegítimas e falsas, destinadas a serem transaccionadas como se fossem verdadeiras", esclareceu a PJ através do comunicado que enviou à Imprensa.
De acordo com fonte do departamento encarregue por este caso, o investigador aconselha aos coleccionadores e amantes de objectos de arte para terem cuidado com as imitações porque podem estar, em alguns casos, a "adquirir gato por lebre".
No seguimento desta investigação ainda foi recuperado um quadro, furtado o ano passado numa exposição patrocinada pela Câmara de Coimbra, sendo identificado e constituído arguido o seu ilegítimo detentor. A recuperação deste quadro foi o culminar de um trabalho de investigação promovido pela directoria de Coimbra em articulação com a de Lisboa da PJ.

Comentários cá do je....................

Em Poiares tambem juá foram roubadas muitas coisas.....mas nunca apareceram.......

sexta-feira, novembro 07, 2003

POIARES tambem merecia uma fabrica de fazer Kamasutras nos caçoilos da chanfana............

O “Kamasutra” em jogo de banho .
Inspirada no livro Kamasutra, a empresa mirandense de confecções Espírito Santo e Lamas Lda. acaba de lançar a nível nacional um jogo de banho que está a ser um verdadeiro sucesso

Kamasutra, assim se denomina o conjunto de dois toalhetes, duas toalhas e dois lençóis, tudo em 100 por cento de algodão, que começou a ser comercializado na última semana de Outubro pela empresa Espírito Santo e Lamas Lda. Tal como o livro, as peças do jogo de banho contém imagens estilizadas e bordadas com várias posições sexuais. Segundo João Lamas, sócio-gerente da empresa juntamente com a sua mãe Maria Rosa, o conjunto está a ter muito boa aceitação junto dos armazenistas de Coimbra, Lisboa, Alentejo e Algarve.
A embalagem é sugestiva e alerta os compradores para “um jogo de banho para maiores de 18 anos”, não faltando a respectiva bolinha no canto superior esquerdo.
As peças foram desenhadas pelo designer Amílcar Raimundo, também ele de Miranda do Corvo, numa perspectiva de inovação e criatividade que a empresa Espírito Santo e Lamas L.da pretende implantar nos seus produtos.
Apesar de existir há mais tempo, a empresa funciona há cerca de três anos na zona industrial da Pereira e emprega 11 pessoas.
A sua actividade assenta, maioritariamente, na produção de artigos em têxteis para o lar. De acordo com João Lamas, a empresa já tem bastante implantação a nível nacional e, mesmo em tempo de crise, teve um acréscimo de 10% de facturação em relação ao ano passado.

Comentários cá do je.....................

Sera que em Poiares não haverá uma fabrica para fazer destas coisas? Já era tempo que alguem se lembrasse disso, pois Poiares sempre é a Capital Universal da Chanfana.
Ainda ha terrenos na zona Industrial para se montar uma fabrica de Kamasutras....pois mão de obra não falta.
A decisão da atribuição do terreno...está em boas mãos.

quinta-feira, novembro 06, 2003

“Madame Filipa” acusada de braqueamento de capitais ........

“Madame Filipa” acusada de braqueamento de capitais .
Decorreram ontem as alegações finais do segundo processo do caso “Madame Filipa”. Um advogado de defesa disse que o processo foi uma invenção para tirar os bens aos arguidos. Outro justificou os doze apartamentos e os mais de trinta mil contos de uma arguida com a generosidade de um namorado mais velho.

O Ministério Público (MP) pediu ontem a condenação de quatro arguidos, pela prática de branqueamento de capitais, no segundo processo judicial do mediático caso do Instituto de Massagens Madame Filipa e da Residencial das Camélias.

Já os advogados de defesa pediram a absolvição de todos os acusados, contestando a concepção de crime de branqueamento de capitais em que se baseou o procurador do Ministério Público, António Pimenta.
À excepção de um ex-gerente da agência do Banco Totta & Açores de Pampilhosa, todos os arguidos tinham já sido condenados, em 2002, a penas entre os dois anos e meio e os dez anos de prisão. Élia Lhorente, conhecida como Madame Filipa, e Adriana Miguel, espécie de braço direito da primeira, foram condenadas pelos crimes de lenocínio e já se encontram em liberdade. O búlgaro Ivo Marinov está preso em Coimbra, depois de apanhar uma pena de 10 anos, por lenocínio e tráfico de pessoas. O MP desistiu da acusação do moldavo Ionas Grigore, por desconhecer o seu paradeiro.
Neste segundo processo do caso “Madame Filipa” em julgamento no Tribunal de Coimbra, os arguidos respondem por branqueamento de capitais, segundo um documento de acusação que contabiliza cerca de 36O mil contos, vários carros da alta cilindrada, apartamentos e outro património imobiliário.

Se quer saber mais, clique aqui


Comentarios cá do je..................

Ainda bem, parece-me que não gente de Poiares metido nisto.....