segunda-feira, agosto 22, 2005

«A gente sabe que é para arder tudo»

Dia infernal na região



População conforma-se com devastação de novos incêndios

Pessoas já aceitam isto como uma fatalidade?


Dez casas queimadas em Ceira
Durante a noite de domingo para ontem, o fogo, vindo de Torres do Mondego, rondou a zona limítrofe da cidade, sem consumir qualquer habitação.

Descontrolo na Serra do Carvalho poderia ter sido evitado
Críticas contra "insuficiência" de meios
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra e o comandante dos Bombeiros Sapadores criticaram ontem a insuficiência de meios no combate aos incêndios que lavram na cidade e nos arredores

Chamas entraram nas instalações da Cáritas de Coimbra
Perigo às portas do Sobral Cid
Viveram-se horas de pânico junto ao hospital Sobral Cid, na freguesia de Castelo Viegas.


Ardeu 80% da mata de Vale de Canas
Devastador. Cerca de 80% da Mata Nacional de Vale Canas foi devastada pelo fogo, no entanto, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra garante que para algumas das espécies afectadas pelas labaredas ainda há possibilidades de regeneração.

Accionado o Plano de Emergência
O fogo saltou o rio e entrou na cidade de Coimbra
Ao pânico da noite, seguiu- -se a esperança de tudo terminar com o raiar do dia. Não foi assim, o inimigo não se abateu com a luz do Sol, momentos houve em que a dança entre as chamas e o vento todos baralhava.

Água e meios de combate insuficientes para contrariar a força e a dispersão do fogo
Incêndio fora de controlo dentro da cidade e na periferia
Depois de uma noite de pesadelo, em que o incêndio andou descaradamente pela cidade de Coimbra, o dia de ontem não trouxe melhoras.

Vila Nova de Poiares.Chamas ameaçaram povoações
A situação ainda está má, já estiveram ameaçadas várias povoações, mas estamos a conseguir afastar o fogo. Palavras de populares, ontem à noite, quando o fogo ainda lavrava com muita intensidade na zona de Soutelo

Em Semide, Miranda do Corvo Ardeu quase tudo
A situação acalmou, ao final da tarde, na freguesia de Semide, depois de quase tudo ter ardido, mas as atenções centravam-se, ao princípio da noite, em duas frentes de fogo que, do lado de Vale de Açor e Almalaguês(...)

Para actuarem enquanto for necessário
Helicópteros alemães chegaram a Santa Comba
Chegaram ontem, ao princípio da noite, a Santa Comba Dão, dois dos três helicópteros disponibilizados pela Alemanha, em resposta ao pedido de apoio do Governo português.

Pinhal de Marrocos em Coimbra ardeu quase por completo
Muito esforço popular e baldes de água
O incêndio começou na Serra do Carvalho, na tarde de domingo, mas transpôs o rio e entrou, literalmente, dentro da cidade.


Restam oito hectares na Pampilhosa da SerraÉ de negro que se pinta a paisagem na Pampilhosa da Serra. Depois da chacina dos incêndios fazem-se contas à desgraça consumida, primeiro em 96 horas a arder, seguidas de um segundo incêndio que durou mais 48 horas.

Nenhum comentário: