terça-feira, agosto 30, 2005

Variante de Foz de Arouce dá hoje primeiro passo

A Lousã dá mais um passo nas desejadas melhorias de acessibilidades. Hoje vai ser feita a apresentação dos projectos da EN236, a desejada variante de Foz de Arouce, e a beneficiação da EN342, entre Lousã, Góis e Arganil

O secretário de Estado adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, está hoje na Lousã, presidindo à cerimónia de apresentação da Variante de Foz de Arouce (ligação da EN17 à Lousã) e da beneficiação da EN342, entre Lousã, Góis e Arganil.
Tratam-se de duas obras de grande importância, não só para a Lousã, mas, e o caso da EN342, para os concelhos de Góis e Arganil, na medida em que a actual via que serve estes concelhos (EN342) não oferece as necessárias condições de circulação.
Há muitos anos que o concelho luta por esta obra que finalmente é possível lançar a concurso, disse Fernando Carvalho, presidente da Câmara Municipal da Lousã, referindo-se à variante de Foz de Arouce, há mais de 20 anos reclamada. Uma via fundamental, na medida em que melhora as acessibilidades entre a Lousã e Coimbra, substituindo a actual via onde semáforos e ruas estreitas, onde em certos locais os veículos circulam de forma alternada, dificultam o acesso à vila. A nova via vai permitir um acesso mais rápido e seguro entre a Lousã e Coimbra, disse o autarca.
A variante de Foz de Arouce é hoje oficialmente apresentada, esperando o autarca que o concurso público possa ser lançado de imediato». Aliás, Fernando Carvalho acredita que o concurso só não é lançado hoje por razões de ordem administrativa».
A variante de Foz de Arouce vai partir da EN17, ligando a aldeia de Ponte Velha à Lousã, indo entroncar na Avenida do Brasil, em pleno centro da vila. Ao todo serão cerca de sete quilómetros de via totalmente nova, esclarece o edil, adiantando que a infra-estrutura vai passar sobre o rio Ceira (onde será construída uma ponte), Foz de Arouce, terminando na Lousã. Perspectivas do autarca apontam para um ano e meio de obra.
Na mesma cerimónia será apresentada a beneficiação da EN342, entre Lousã, Góis e Arganil, também esta uma infra-estrutura desejada pelos três concelhos, na medida em que a actual via não oferece as necessárias condições de circulação, salientou Fernando Carvalho. Recorde-se que a EN342 já foi alvo de beneficiação até à Lousã, tendo entrado em funcionamento em finais do ano passado. Agora a estrada vai continuar a ser alvo de beneficiação até Góis e Arganil.
A cerimónia de apresentação das vias vai ter lugar pelas 17h00, no salão nobre da Câmara Municipal da Lousã, contando com intervenções do presidente da Câmara e do secretário de Estado adjunto. Antes, porém, será feita uma apresentação das obras por Carlos Santinho da Horta, director de empreendimentos da Estradas de Portugal, e por José Gomes, director de estradas do distrito de Coimbra.
Lousã terá agora todas as condições para exigir e comandar a reivindicação da ligação a Coimbra. Nada de fanfarronices do alargamento da EN17 como foi preconizado pelo presidente de Poiares, que agora foge com o rabo à seringa dizendo que está tudo mal.
Uma ligação da Ponte Velha ás Torres do Mondego pela Serra do Carvalho era um tirinho.

Nenhum comentário: