domingo, agosto 14, 2005

SENHOR DA SERRA - Peregrinos prestam devoção a Cristo

Peregrinos de vários pontos da região Centro dirigem-se nesta altura do ano à localidade de Senhor da Serra, a fim de prestarem as suas devoções de fé, naquela que é considerada a maior e mais antiga romaria em honra de Cristo, da região Centro

Milhares de peregrinos dirigem-se ao Santuário do Senhor da Serra, o qual deu o nome a esta povoação da freguesia de Semide, concelho de Miranda do Corvo, a fim de prestarem devoção ao Santo Cristo, de hoje a 22 de Agosto.
A romaria do Senhor da Serra é uma celebração de extrema importância, que data de meados do séc. XVII, pois é a única na região em devoção ao Santo Cristo, base de todo o cristianismo no mundo e que acolhe pessoas oriundas dos mais diversos pontos do país. De Aveiro até Leiria, da Figueira da Foz até à Pampilhosa da Serra, são milhares os que durante os nove dias da romaria ali se dirigem para rezar ou mesmo para pagar as suas promessas ao Santo Cristo.
A população do Senhor da Serra desenvolveu-se em volta do santuário que a partir do final do séc. XVII, e devido ao grande fluxo de peregrinos que aí se dirigiam, necessitava de ampliações bem como de uma hospedaria. Era o maior santuário da região Centro, e teve no bispo conde de Coimbra, D. Manuel Correia de Bastos Pina, o seu grande impulsionador durante o século XIX, até que as aparições de Fátima, devido à sua extrema importância, se impuseram como centro do êxodo de todas as peregrinações da fé cristã.
O padre António Pedro é o capelão do santuário que tem vindo a empregar esforços para que esta romaria volte a ter a importância que teve em tempos remotos.
A romaria vai perdendo a dimensão que tinha há anos atrás, seja devido à decadência de valores religiosos por parte da sociedade dos dias de hoje ou mesmo porque os peregrinos escolhem outras rotas de fé.
O mesmo afirma que deveria haver um maior interesse por parte das entidades regionais em volta desta tradição pois, para além de um grande valor cultural da região de Coimbra, o santuário está em vias de ser classificado como património regional.
Um parque de merendas foi já construído em Junho deste ano a fim de receber as excursões de peregrinos, mas seria necessário um parque de estacionamento para os autocarros que os transportam, bem como uma melhor ordenação dos tendeiros que ocupam a estrada impedindo a circulação dos veículos.

Nenhum comentário: