quinta-feira, agosto 25, 2005

Incêndio de Coimbra com origem criminosa



Conhecedores profundos do local onde deflagrou o incêndio que viria a atingir Coimbra, os Voluntários de Poiares elaboraram um relatório cronológico e geográfico das circunstâncias, apontando para origem criminosa. Um infortúnio no combate inicial e a ausência de meios aéreos nesse período terão permitido a evolução das chamas
Fundamentando-se em registos e documentos operacionais durante o período crítico dos fogos - e no conhecimento técnico e efectivo do terreno - a corporação dos Bombeiros Voluntários de Poiares diz que o fogo que acabaria por ter proporções gigantescas e atingir Coimbra teve origem criminosa.
Num relatório a que o DC teve acesso, os bombeiros esclarecem, primeiro, que se verificou um fogo, pouco depois das 19h00 do dia 19, em Vale de Carvalhal/Póvoa da Abraveia, com origem num tractor, que se incendiou.
Dado como extinto às 20h30, teria um reacendimento brutal às 13h12 do dia seguinte (20 de Agosto, sábado), avançando para sul, no sentido da Estrada da Beira, com as povoações de Ponte Velha, Covelos e Mata no seu caminho.
Auxiliado pelo vento forte, galgou a EN 17, entre os lugares de Ponte Vela e Segade, propagando-se para Pegada, Pousafoles e outros lugares dos concelhos da Lousã e Miranda do Corvo. Totalmente extinto em Poiares, por volta da meia-noite de sábado, continuaria em Lousã e Miranda, onde ficou circunscrito às 3h00 de domingo. Extinto também, teve alguns reacendimentos em Segade (Miranda do Corvo), rapidamente controlados.
Ora, dizem os Bombeiros, este incêndio nada tem relação com o que viria para a cidade de Coimbra, mas sim um outro, que deflagrou posteriormente em Soutelo, a cerca de oito quilómetros do local onde os bombeiros ainda faziam operações de rescaldo (alto de Segade), no domingo. E foi este foco, com indícios concludentes de fogo criminoso, dado o local, forma e modo como se desenvolveu, que originou a situação mais problemática, sobretudo depois de se ter encontrado com outro incêndio, com origem em S. Frutuoso. Mais: para os Voluntários de Poiares, quem ateou os fogos conhece bem a zona e os meios que estavam no terreno», pois o novo foco obrigou à mobilização dos recursos, nomeadamente das viaturas que vigiavam a Serra do Carvalho, uma vigilância continuada por razões óbvias e que o incendiário tão bem soube controlar.
Também o azar teve uma palavra a dizer na propagação das chamas: estava o incêndio praticamente extinto quando faltou a água numa das frentes do fogo, gorando o êxito da operação. Para maior lamento, passou nas imediações uma viatura dos Voluntários de Penacova que, todavia, os elementos da corporação de Poiares não conseguiram alertar.
Sem resistência, tocado pelo vento, o fogo ganhou velocidade e dimensão, mas com direcções inconstantes, dirigindo-se para as povoações de Terreiros de Santo António, Terreiros e Carvalho. Depois de passar Terreiros, com ventanias sul/sudoeste, avançou perigosamente para Carvalhos, onde se concentraram os meios de combate.
Porém, foi impossível evitar que as chamas progredissem e acabassem por galgar o Rio Mondego e a EN-110, propagando-se às matas dos concelhos de Coimbra e de Penacova.

Três novos focos em simultâneo

Entretanto, e a alimentar a tese de crime, os bombeiros asseguram que estava a decorrer o combate a este incêndio quando eclodiram mais três em simultâneo: um na EN-17, junto a S. Frutuoso, outro em Canas e um terceiro em Braços. Deflagraram às 17h10 de domingo por, segundo os bombeiros, acção criminosa. E o de S. Frutuoso, apesar da pouca velocidade de frente devido ao vento norte/sul, foi flanqueado para a direita, em direcção a Ribas (Poiares), mas também para a esquerda, dirigindo-se a Ceira. As cabeças dos fogos de S. Frutuoso e de Soutelo encontraram-se às 22h00 de domingo, na povoação de Carvalho.
De grande brutalidade, acentuam os bombeiros, os fogos separaram as suas frentes, dirigindo-se uma para Coimbra e outra para Poiares, atingindo aqui as povoações de Castro, Pereiros, Algaça, Vale de Carvalhal e Ribas. Em Poiares, foi dado como extinto às 10h00 de segunda-feira, dia 22. Por essa altura, Coimbra apercebia-a a pouco e pouco do que sucedera durante a madrugada, com a Mata de Vale de Canas devorada e o Pinhal de Marrocos engolido. As chamas prosseguiam ainda em zonas periféricas, destruindo zonas de Castelo Viegas e de Almalaguês, a caminho de Miranda, que ultrapassaram, chegando a Penela.
O relatório, explicam os Bombeiros de Poiares, pretende contribuir para o esclarecimento de quantos focos existiram, das suas causas, e também para contrariar declarações de alguma imprensa que deveria ser mais comedida, até porque não estão na posse de informações credíveis.

Bombeiros transportam água

Depois de a Comunicação Social ter dado conta da ajuda do exército no transporte de água às populações de Miranda do Corvo, os Bombeiros Voluntários de Poiares felicitam o gesto e a disponibilidade das Forças Armadas, recordando, contudo, que tal é uma das suas funções enquanto elemento da Protecção Civil tambem os Bombeiros transportam agua. Por outro lado, consideram que a notícia tras para primeiro plano quem, gratuitamente, está também a transportar água para Miranda do Corvo, no caso as Forças Armadas, disponíveis, voluntária e gratuitamente, ao serviço das populações juntamente com os Bombeiros de Poiares, seja qual for o município.

Caso actuassem à nascença do fogo os meios aéreos teriam evitado propagação

Foi um Jaime Soares indignado que agora no seu terreno e a ter que prestar contas aos seus municipes que quebrou o silêncio que vinha mantendo sobre os fogos e posteriores comentários, sobretudo os de teor político, lamentando que se esteja a utilizar vergonhosamente a problemática dos fogos florestais em guerrilhas partidárias.
Quem não tem conhecimentos técnicos como muitos elementos do seu partido, quem não sabe distinguir um sobreiro dum freixo ou duma azinheira, deveria estar calado, observa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Poiares.
Os fogos evitam-se, não se combatem, argumenta, para depois acentuar que, aquando dos combates, os meios têm se ser bem usados.Os fogos evitam-se com muito dinheiro e com muitos subsidios como dizia Fernando Ruas, mandem para ca dinheiro que a gente apaga os fogos.
O Comandante de Bombeiros Jaime Soares, baralhando a sua função de bombeiro com a de autarca lamenta ainda o que designa de «discriminação sectária», pois o Plano Especial de Emergência Distrital, accionado pelo governador civil, é de todos os concelhos do distrito e não apenas de alguns dos que foram afectados.
Os autarcas das Freguesias de Poiares e mesmo o presidente da Câmara de Poiares nunca foram contactados por Henrique Fernandes a propósito dos incêndios e das necessidades deles decorrentes. tambem o presidente da Camara nunca falou com os presidentes das Juntas nem com as associações interessadas. Quanto aos apoios imediatos prometidos em Coimbra pelo Governo - em reunião com autarcas de áreas atingidas e que se mostraram disponiveis,Jaime Soares não terá sido contactado porque andava com os seus bombeiros nos rescaldos. As câmaras estão sempre à espera dos subsidios ? o edil de Poiares diz que as câmaras ainda estão à espera.
Como diz Fernando Ruas, mandem dinheiro que a gente toma conta dele.....
É tudo um trinta e um de boca, desabafa ele e desabafamos nós.

Nenhum comentário: