terça-feira, março 07, 2006

Bombeiros querem Guerra - querem campo de treino no distrito

A Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra (FBDC) quer avançar com a construção de um campo de treino e já solicitou apoio ao Governo Civil, a quem também propôs um protocolo de formação. Ameaça recorrer ao sector privado para concretizar o desejo do seu presidente demissionario.

Os bombeiros do distrito querem treinar regularmente as variadas situações com que se deparam no dia-a-dia e, para o efeito, desejam ver construído um local específico para o efeito. A ideia ainda se encontra numa fase embrionária, mas já foram encetados alguns contactos, nomeadamente com o governador civil de Coimbra. O encontro com Henrique Fernandes decorreu no final da semana passada e nele foi ainda discutida a possibilidade de se estabelecer um protocolo de formação.
O presidente da FBDC, o bombeiro Jaime Soares, adiantou que o projecto já está idealizado, faltando apenas o dinheiro necessario. Os bombeiros vivem numa situação de sufoco .
Jaime Soares relembra que nesta actividade, o treino é fundamental e admite que um dos caminhos para a concretização do projecto poderá passar pela iniciativa privada. Poderá ser criada uma estrutura autónoma, com o apoio dos empresários privados, através da Lei do Mecenato.

Comandantes demissionários

Entretanto, no encontro da última semana com Henrique Fernandes, a FBDC reafirmou a recusa de ser comandada por um militar, neste caso da GNR, situação que levou o bombeiro Jaime Soares, enquanto comandante de Sector Operacional Distrital, a pedir a demissão, tal como os comandantes de Zona Operacional.

Ate que enfim que pediu a demissão de um lugar, o qual já devia ter sido feito há muito. Não se pode pactuar ja com gente velha, caduca e ultrapassada. Esta FBDC assim comandada em nada serve os interesses do distrito e até piora o serviço que devia prestar. Em equipa que trabalha mal deve ser logo corrida. Nem ha que esperar por qualquer posição do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.
Henrique Fernandes, Governador Civil não quis comentar o teor do encontro com os responsáveis da FBDC, argumentando que não tinha sido o Governo Civil a solicitar a reunião. Informou, apenas, que os bombeiros do distrito ficaram encarregues de lhe enviar um memorando sobre as suas preocupações.

2 comentários:

Anônimo disse...

Como anda a bombeiragem por cá?

Anônimo disse...

Mas afinal ainda não foi desta que se demitiu.
O raio do homem já deu o que tinha a dar e agora só estorva.