sexta-feira, março 24, 2006

MIRANDA DO CORVO - Observatório Astronómico promove sessão experimental

O Observatório Astronómico e da Natureza António dos Reis, em Miranda do Corvo, construído pela Junta de Freguesia de Vila Nova, promove hoje a primeira sessão experimental para alunos da Escola José Falcão, com uma palestra sobre natureza.
O presidente da Junta de Vila Nova, José Godinho, explicou que a sessão será constituída por uma palestra sobre a problemática dos incêndios, plantação de árvores e atelier de pintura e escrita sobre a transição do Inverno para a Primavera (equinócio), destinada aos alunos da Escola José Falcão de Miranda do Corvo.

A iniciativa integra-se nas comemorações do Dia Mundial da Floresta, sendo promovida em conjunto com o Núcleo do Estágio de Geografia e do Clube Planeta do estabelecimento escolar.
O Observatório Astronómico e da Natureza António dos Reis situa-se no maciço Serra da Lousã, numa das extremidades do concelho de Miranda do Corvo, junto ao Parque Eólico de Vila Nova, um dos maiores do país em potência instalada, que se encontra a funcionar desde Julho de 2004.
Segundo José Godinho, este empreendimento constitui uma oportunidade de diversificar a oferta de actividades de natureza e científica ou de simples lazer, num local de reconhecido valor paisagístico mas ainda pouco conhecido do grande público.

Para além da sala de observação, que integra a maior cúpula nacional em observatórios, com um telescópio permanente (que ainda não está instalado), o edifício é ainda constituído por um anfiteatro e uma sala multimédia.
Este empreendimento não envolve verbas da Junta, resultando de um conjunto de boas vontades financeiras e logísticas, no âmbito da construção do parque eólico de Vila Nova, inaugurado em 2004, explicou o autarca da freguesia.
A proximidade do Parque Eólico e de uma área de Sítio da Rede Natura são factores importantes em termos pedagógicos e de educação ambiental para a população escolar de Miranda do Corvo e dos concelhos do distrito de Coimbra.
O objectivo da Junta de Freguesia, segundo o seu presidente, é colocar este equipamento ao serviço da comunidade estudantil, científica e da população».

Para dinamizar o observatório, a Junta de Vila Nova conta com o apoio do Programa Ciência Viva, da Universidade de Aveiro, Centro Ciência Viva de Constância e Parque de Astronomia e Fábrica da Ciência e Astronomia de Aveiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que tal acertar ali o relógio?

Anônimo disse...

Aquele relogio é da aldeia. Tem as horas velhas.
Não sabias?