quinta-feira, março 16, 2006

Resíduos Urbanos ? ERSUC lança campanha para aumentar recolha de embalagens

Em 2005, a ERSUC alcançou as metas estabelecidas para o vidro e o papel. Quer agora atingir as 2400 toneladas de embalagens com apoio de um concurso.

A Empresa de Resíduos Sólidos Urbanos do Centro (ERSUC) apresentou, ontem, uma campanha que visa sensibilizar a população a separar mais embalagens e latas, o tipo de resíduos urbanos cuja quantidade recolhida tem ficado aquém da meta estabelecida pela União Europeia, ao contrário do que acontece com o vidro e o papel e cartão recolhidos, que, em 2005, aumentaram, respectivamente, nove e 45 por cento em relação a 2004.
Para tal, foi ontem lançado o concurso "Onde está o plástico? E as latas?", destinado ao público escolar e através do qual a ERSUC pretende alcançar, até ao próximo mês de Novembro, as 2400 toneladas de embalagens e latas recolhidas nos ecopontos e destinadas a reciclagem. O objectivo é sensibilizar as pessoas para que procurem mais o ecoponto amarelo, explicou o presidente do conselho de administração da ERSUC, Alberto Santos, que ontem fez o balanço da recolha selectiva realizada durante o ano passado.
O desafio procura também responder ao nome escolhido para o concurso. Isto porque, de acordo com Alberto Santos, não são depositados naquele ecoponto embalagens de produtos de consumo corrente. Faltam garrafas de água, embalagens de detergente, latas de cerveja, de coca?cola ou de laca.
Estranho essas faltas, afirmou Alberto Santos.

Como não podia deixar de ser, nas aldeias de Poiares não ha Ecopontos Amarelos.
Porque será? Falta de dinheiro? Falta de chá? ou falta de berço?

Nenhum comentário: