sexta-feira, março 31, 2006

S. Pedro de Alva - EB-2,3 comemora 10 anos

A Escola Básica 2,3 de S. Pedro de Alva no concelho de Penacova,comemora, hoje e amanhã, 10 anos de existência, com um programa de índole cultural, festas e convívios. A ocasião inclui o descerramento de uma lápide
A passagem da primeira década de vida deste estabelecimento vai agora ser comemorada em dois dias de festa, que pretendem, também, juntar actuais e antigos agentes educativos, não faltando o descerramento de uma placa alusiva.
De acordo com Adélia Marques, presidente do Conselho Executivo desde 1997, o primeiro ano de funcionamento foi complicado porque a escola abriu sem estar acabada, sendo de recordar que a comissão instaladora teve que pôr o estabelecimento a funcionar sem telefone, cantina, sala de reuniões ou bar. Nesta altura tudo teve de ser improvisado e as próprias refeições vinham do restaurante Casimiro, no Silveirinho, em grandes panelas.
Neste momento com 183 alunos, a EB 2,3 de S. Pedro de Alva cumpre o seu papel, atraindo estudantes não só do concelho, que assim não são obrigados a rumar a Penacova todos os dias, como também de algumas localidades pertencentes a Arganil, que preferem pagar o próprio transporte.
Amanhã, sábado, é descerrada uma lápide comemorativa do 10.º aniversário, que na realidade já ocorreu há uns meses atrás, seguindo-se um almoço onde participam antigos alunos, professores e funcionários, havendo já à volta de 80 inscritos.
O momento musical vai ser proporcionado pelo Grupo de Música Tradicional do Coro de Professores de Coimbra.

Agrupamento também perde escolas

Actualmente, falando em termos de agrupamento, a Escola de S. Pedro de Alva tem cerca de 400 alunos, distribuídos por dois jardins-de-infância, sete escolas do 1.º Ciclo e pela EB 2,3.
Com as medidas decididas pelo Ministério da Educação de encerrar alguns estabelecimentos de ensino, a realidade irá mudar substancialmente, revelando Adélia Marques que irão encerrar as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Laborins, Paredes, S. Paio do Mondego e Vale da Vinha, assim como o jardim-de-infância de S. Paio.
Desta forma, o Agrupamento de Escola de S. Pedro de Alva será apenas constituído pelos três estabelecimentos da sede de freguesia (jardim-de-infância, 1.º Ciclo e EB 2,3), a que se somam as escolas primárias de Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego.

Nenhum comentário: