terça-feira, março 21, 2006

LOUSÃ - I Festival Gastronómico

Caça e pesca aguardam pelos visitantes
Quem quiser saborear uma truta assada com toucinho e aferventado, uma cataplana de javali ou uma caldeirada de veado, acompanhado de uns crepes com beirão ou da famosa tigelada terá de se deslocar à Lousã entre 24 de Março e 2 de Abril, por ocasião do primeiro Festival Gastronómico de Caça e Pesca que envolve 10 restaurantes do concelho

Foi ontem apresentado no Hotel Meliá da Lousã o primeiro Festival de Caça e Pesca do concelho, que irá decorrer de 24 de Março a 2 de Abril, com a participação de 10 restaurantes.
Este não é um evento avulso da autarquia, mas faz parte de um caminho que temos trilhado no turismo com a realização de iniciativas e concretização de obras neste sector, disse ontem o presidente da Câmara, Fernando Carvalho.
Segundo o autarca, este festival faz todo o sentido, na medida em que a Lousã tem licenciadas áreas de caça e pesca municipal de grande significado.
«A caça e pesca são recursos à nossa disposição, que nos cabe aproveitar e gerir, articulando-se os saberes que nos foram legados com as exigências das actuais gerações
Tudo está dependente dos estudos técnicos da Direcção-Geral das Florestas, Jorge Cosme, representante do governador civil de Coimbra, salientou a importância da gastronomia na área do turismo, pela capacidade de atrair visitantes, elogiando as capacidades de organização de eventos da Câmara da Lousã.
A iniciativa gastronómica, com início marcado para sexta-feira, conta com a participação dos restaurantes ?A Cave?, ?O Burgo?, ?Nurnberg?, ?O Botânico?, ?A Viscondessa?, ?Tó dos Frangos?, ?Casa Velha?, ?Copa?, ?Café Lousanense? e ?Ti Lena?, cada um apresentando um «menu» diferenciado, com pratos confeccionados à base de caça e peixe.
Truta, boga, coelho, lebre, veado, javali, chanfana, faisão e cabrito são algumas das espécies que os visitantes poderão saborear, cozinhadas de diversas formas e com vários acompanhamentos, sem esquecer a doçaria com os pudins de mel e castanhas, migas de abóboras, tigelada.
Segundo o autarca, ao levar a cabo esta iniciativa a Câmara está a dar continuidade a um projecto que se começou a delinear nos inícios da década de 90, com a recuperação e promoção das tradições, do artesanato, da gastronomia, do território e da paisagem.

Nenhum comentário: