sexta-feira, março 31, 2006

Eleições Sucessivas - agitam as hostes do PSD/Coimbra

A indisponibilidade do presidente da Câmara de Coimbra para se recandidatar está a agitar as hostes social-democratas em vésperas da escolha dos delegados ao próximo Congresso do PSD e da eleição da Comissão Política local.

Apesar de Carlos Encarnação ter anunciado em 2003 a indisponibilidade para concorrer a um eventual terceiro mandato é agora que o eco da mensagem começa a fazer sentir os seus efeitos. A eles não será alheio, inclusivamente, o rumor de que o autarca poderá rumar a Bruxelas antes do termo do mandato. Ainda que de um rumor se trate, aparentemente, a sua origem deverá estar associada à circunstância de ser expectável que Carlos Encarnação aspire a fazer parte do elenco de candidatos a deputados ao Parlamento Europeu.
Com este pano de fundo e face ao desejo de Horácio Pina Prata em perfilar-se para a presidência da Câmara, em 2009, apoiado pela coligação "Por Coimbra", já há movimentações no PSD em ordem à constituição de diversas grelhas de partida.Os social-democratas serão chamados, em breve, a eleger directamente (pela primeira vez) o respectivo líder, bem como os delegados ao Congresso convocado para a segunda quinzena de Maio;
dentro de três meses deverão escolher o presidente da Comissão Política Concelhia de Coimbra (CPCC) e no Outono haverá sufrágio para a Comissão Política Distrital (CPD). A 5 de Abril (quarta-feira) deverá reunir-se o plenário de militantes do concelho de Coimbra.
Para potenciais opositores internos de Pina Prata fala-se de Pedro Saraiva (anterior presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro) e de José Manuel Canavarro (ex-secretário de Estado).
Com Nuno Freitas (antigo vogal da Comissão Política Nacional do PSD e ex-vereador) em fase de «travessia do deserto», cabe a Fernando Pedro Baptista e a João Paulo Craveiro, a par de Canavarro e Saraiva, o protagonismo em matéria de oposição à facção de que são expoentes António Maló de Abreu (líder da bancada da coligação ?Por Coimbra? na Assembleia Municipal) e Pina Prata.
José Manuel Canavarro é tido como provável candidato a sucessor de Marcelo Nuno na liderança da CPCC, podendo ter como opositor o actual presidente do plenário de militantes, Jorge Antunes (com o apoio de Maló de Abreu e Pina Prata). Nuno Encarnação, vice-presidente da CPCC cessante, deverá figurar na eventual lista de Canavarro.
Jaime Soares seria, em princípio, candidato a terceiro mandato como líder da Comissão Política Distrital, mas Paulo Pereira Coelho (antigo vice-presidente da Comissão Política Nacional) está inclinado a regressar ao comando da CPD e, perante este cenário, é provável que o presidente da Câmara de Poiares se veja obrigado a desistir em prol de um militante mais importante.
Caso haja oposição a Coelho, vereador da Câmara da Figueira da Foz em rota de colisão com o presidente, fontes partidárias apontam como alternativa a líder da Câmara de Miranda do Corvo, Fátima Ramos.

Nenhum comentário: