segunda-feira, outubro 06, 2003

A Ginja nos remédios caseiros..........mas cuidado, não se enfrasquem .....

Pelo espaço cibernético abundam sítios dedicados a todo o tipo de medicinas e mezinhas. Há para todos os gostos e para todas as crenças, utilizando também todo o tipo de ingredientes.
Como a Ginja é o que interessa, encontrámos uma receita caseirinha para combater as aziagas solturas ou, como antigamente se soía dizer, as escorrenças:
Para combater as diarreias, infusão de casca de canela, de casca de romã, de pontas de silvado, de erva-cidreira e de araçá roxo, para além do cozimento de arroz e de aguardente de ginja, quando o mal não tem um aspecto grave.

Mas os efeitos terapêuticos da Ginja são mais vastos. Não querendo repetir aqui o que já escrevemos sobre a Ginja, vamos tentando encontrar outras aplicações medicinais.
Certo dia, numa entrevista em directo num canal de televisão, uma espectadora telefonou para o programa, atestando a veracidade de uma das nossas afirmações:
- que a ginja era um bom purificador do sangue.
Contou a espectadora que o seu filho, quando adolescente, padecia daquele mal que dá pelo nome de acne, que lhe enxameava todo o rosto. Foi a vários médicos e não conseguiu resolver o problema, até que uma vizinha lhe aconselhou uma visita à loja de um grego que vivia ali no bairro.
Esquecemo-nos de dizer que esta história se passou na África do Sul, onde a espectadora foi emigrante. Acto contínuo, a senhora visitou o grego que lhe receitou um chá à base de raiz de ginjeira. Remédio santo.
O petiz ficou com carinha de anjo.

Comentários cá do je..........

Anjinhos somos nos todos....já não ha ginjas nem na Ervideira nem em S.Miguel.
Temos de arranjar umas mezinhas com folha de eucalipto.

Nenhum comentário: