sexta-feira, outubro 10, 2003

Recolha de lixo mais barata para munícipes .....???

Parece que agora vai............

Com a criação das empresas municipais...em que uma delas vai passar a assegurar a recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos em todo o concelho....será verdade que se vai pagar menos?

Para iniciar esta há que investir no reforço da sua capacidade operacional, nomeadamente através da criação de brigadas técnicas vocacionadas para a recolha e transporte de lixo e da aquisição de um conjunto de modernos equipamentos.

Campanhas de sensibilização

Para atingir a redução de custos prevista com a passagem do serviço para a empresa municipal há que apostar na obtenção de bons índices de rentabilidade, tirando partido dos modernos recursos de que dispora através de uma redistribuição dos contentores pelo concelho e da redefinição dos circuitos de recolha, segundo um planeamento elaborado previamente para se conseguir maior rapidez na execução das operações.

A empresa municipal irá programar a construção de plataformas com estruturas de segurança em aço inox para os contentores do lixo, estruturas que não só evitam a sua deslocação como facilitam o trabalho de esvaziamento.
Irá intensificar campanhas de sensibilização sobre os procedimentos a adoptar na deposição dos resíduos sólidos urbanos, uma vez que este é também um factor com grandes implicações nas despesas de funcionamento.

Alertar para a necessidade de se proceder a um correcto acondicionamento dos lixos nos contentores e de se evitar a colocação de detritos não apropriados, tais como entulhos, electrodomésticos, vidros, papel e cartão, aparas de jardim, pois tais situações oneram significativamente as operações.

Nesta fase de transição da recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos para a sua esfera de actividade, deve-se apelar à compreensão dos munícipes para eventuais falhas que possam ocorrer no serviço e solicitar que lhe sejam comunicadas todas as situações anómalas através de uma linha azul que disporá para o efeito.





Nenhum comentário: