sexta-feira, outubro 24, 2003

Viveiristas associam-se .......Miranda do Corvo, Coimbra, Lousã, Góis e Poiares

Mapa da Região

Miranda do Corvo, Coimbra, Lousã, Góis e Poiares produzem dois terços das plantas de viveiro comercializadas no país. Motivo para os profissionais do sector destes concelhos se associarem.

Actualmente, são 141 os viveiristas legalizados na região da Beira Litoral, representando qualquer coisa como 65% da actividade a nível nacional. Pertencem aos concelhos de Miranda do Corvo, Coimbra (sobretudo freguesia de Ceira), Lousã, Góis e Poiares. Muitos herdaram a profissão de pais e avós, pelo que este é um sector com importância em termos do património cultural, económico e social de algumas famílias da zona.
Diz a inspectora fitossanitária da Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral (DRABL), Fernanda Franca, que o próprio número de inscrição junto da Direcção Geral da Protecção das Culturas (DGPC) – que serve de cartão de visita e para contactos comerciais nos locais de venda (mercados e regiões vocacionadas para instalação de pomares industriais) – chega a ser um legado familiar. Confirma o produtor Sebastião Lopes da Graça que «há aldeias inteiras a trabalhar nisto».

A Presidente da Câmara de Miranda do Corvo Fátima Ramos alertou para o problema da concorrência espanhola, considerando que «associados [os viveiristas] mais facilmente podem progredir», conseguindo ainda «maior capacidade reivindicativa».
Paralelamente, a autarca aproveitou para anunciar a quinta edição da Feira da Árvore, que este fim-de-semana decorre em Semide, com mais de 20 expositores presentes no pavilhão gimnodesportivo desta freguesia: «Mais uma ajuda na promoção do sector e uma forma de publicitar algo que é nosso».


Comentarios cá do je.........

Como Poiares já é a capital do artesanato ( do palito....) e capital universal da chanfana (das cabras sem rebanhos)....podia-se agora com isto, candidatar-se à capital do pêssego.......não lhe ficava nada mal.

Depois criava-se a Confraria do Pessego e da Pessega.....com umas vestimentas feitas de pele de pessego e chapeus com caroços para espantar as moscas.

Esperem-lhe pela pancada. Ainda nos vamos candidatar a confrades do Pessêgo...e depois convidamos os confrades da Ameixa e da Nespera.

in Diario de Coimbra

Um comentário:

Taberna Ruta dos Muiños disse...

Mande + informçao para filipealvesferreira@gmail.com
Contactos comerciais para vendas intracomunitarias.
Obrigado/FilipealvesFerreira#4(1942)