sexta-feira, setembro 03, 2004

ARGANIL - FICABEIRA mostra potencialidades de Arganil


A FICABEIRA, Feira Industrial Comercial e Agrícola da Beira Serra, é inaugurada amanhã em Arganil, em simultâneo com a feira do Mont´Álto. Vão ser cinco dias com muita animação nocturna, tasquinhas gastronómicas e uma mostra de artesanato. As empresas do concelho também vão ser homenageadas

O Paço Grande em Arganil vai ser palco mais uma vez da XXIII edição da FICABEIRA - Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra, que decorre a partir de amanhã, em simultâneo com a já tradicional Feira do Mont?Alto, prolongando-se até ao próximo dia 8.

É a festa dos arganilenses», que guardam sempre alguns dias das suas férias para se encontrarem aqui e relembrarem os «velhos tempos». O objectivo do certame,«é mostrar a pujança e as actividades deste concelho, para que as pessoas possam cá vir e ver o que já se fez neste concelho e, felizmente, as indústrias estão lá todas» .

Para além dos expositores, o certame vai contar com uma mostra de artesanato e as já habituais tasquinhas gastronómicas, a cargo das juntas de freguesia do concelho, entidades que, por sua vez, as podem ?entregar? a um restaurante, muito embora mantenham sempre o sentimento de representação de uma freguesia.

«Queremos que as pessoas possam ir à feira e provar o que se faz aqui no concelho, constatarem como a nossa gastronomia é óptima e, também, apreciar o artesanato»,

As tasquinhas vão funcionar no pavilhão da Santa Casa da Misericórdia de Arganil no mesmo horário da FICABEIRA e a mostra de artesanato decorrerá no recinto da feira e no antigo quartel da Guarda Nacional Republicana.
Pois a par dos stands, das tasquinhas e da mostra de artesanato vai haver espectáculos vocacionados para todas as idades que prometem animar as noites arganilenses nestes cinco dias de festa.


A XXIII edição da FICABEIRA tem inauguração marcada para as 19h00 de amanhã dia 4, sábado, mas antes da cerimónia, durante a manhã e a tarde, multiplicam-se os acontecimentos de natureza desportiva, nomeadamente um passeio cicloturístico, a partir das 9h00 e um jogo de futebol de veteranos entre equipas de Arganil e Tondela, pelas 16h00. Ainda tempo para duas inaugurações, uma de uma exposição de pintura, intitulada ?Cartografia ? Rizoma? do Cogente e estudante de artes plásticas Mário Vitória, pelas 18h00 na sala Guilherme Filipe da Casa Municipal da Cultura. Meia hora mais tarde é inaugurada outra mostra, desta vez de fotografia denominada ?Lisboa- no cais da memória?, de autoria de Eduardo Gageiro.
À noite, pelas 20h00 assiste-se à actuação do grupo de danças e cantares de Soito da Ruiva (Pomares) no palco da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, decorrendo duas horas mais tarde a actuação do Ballet Nacional da Bielorússia.
Para domingo, dia 5, está marcado um torneio de voleibol, a ter lugar na mata do hospital, a partir das 9h00 e à noite há um espectáculo com o artista Marco Paulo.

Já na segunda-feira, dia 6, o dia vai ser preenchido com futebol, um torneio de futebol de escolas no qual participam as escolas de Arganil, Santa Comba Dão, Poiares e Mortágua, a decorrer no campo de futebol Dr. Eduardo Ralha. A partir das 20h00 actua a Tocata do Rancho Folclórico ?Flores? de Casal de São João, Vila Cova de Alva e duas horas mais tarde é a vez dos ?Quinta do Bill? subirem ao palco.
No dia 7, feriado municipal, para além da sessão solene comemorativa do acto (ver caixa), a decorrer no salão nobre dos Paços do Concelho, vai ser ainda disputar-se um torneio da malha, da parte da manhã, e a noite é marcada pela actuação dos ranchos folclóricos e grupos etnográficos do concelho de Arganil.
O último dia deste certame vai ser dedicado às bandas da região como os Bota Gel e os Banda Desenhada com início às 21h30. O fecho da feira é assinalado com uma Serenata Monumental, com o ?Cancioneiro de Coimbra?, na escadaria Câmara Municipal.

Nenhum comentário: