sexta-feira, setembro 10, 2004

Poiartes é referência para turismo e para o artesanato


O que começou por ser uma homenagem aos artesãos de Vila Nova de Poiares, assume-se hoje como um importante certame do mais genuíno artesanato. Mas nem só de mãos hábeis e mentes criativas a Poiartes é composta. A feira de gastronomia dá a conhecer os sabores seculares e tradicionais de uma região, onde a chanfana é o ex-libris.

Vila Nova de Poiares espera, a partir de hoje à noite, milhares de pessoas.A sua centralidade na zona centro permite mais altos voos. A Poiatres ? Feira Nacional de Artesanato, na sua 15.ª edição, está no epicentro dos acontecimentos. Em causa está uma das mais prestigiadas mostras de artesanato da região, que leva até Poiares muitas dezenas de artesãos, do concelho, da região e de todo o país.
A mostra, que se prolonga até segunda-feira, dia 13, oferece, também, uma outra componente, também ela cada vez mais apetecida. Falamos da Mostra de Gastronomia, organizada pela ADIP ? Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares, que reúne um conjunto de saberes e sabores da cozinha da região, com destaque especial, claro está, para a afamada chanfana confeccionada nos caçoilos de barro preto, bem à moda de Poiares.
Mas o certame não se fica por reunir as artes de bem-fazer. Isto porque a organização, da responsabilidade da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e da Confraria da Chanfana, preparou, também, um vasto programa de animação, que certamente constitui um dos atractivos do certame e inclui, nomeadamente, a realização do III Capítulo Gastronómico da Confraria da Chanfana, evento que conta com a presença de um número recorde de confrarias, vindas de todo o país e também de Espanha e França.
A feira abre hoje, numa cerimónia marcada para as 19h00, que conta com a presença do secretário de Estado da Administração Local, José Cesário, pelas 20h00. Uma hora mais tarde é inaugurada a exposição ?Motivos e Imagens da Família?, da autoria de Maria José Craveiro, que se integra nas comemorações do Ano Internacional da Família. A noite termina com um espectáculo, a cargo do artista Tony Carreira.
Amanhã, sábado, a Poiartes abre às 15h00 e duas horas mais tarde começa o X Festival de Folclore de Vila Nova de Poiares, que conta com a presença de um conjunto de grupos de ?dentro? e ?fora de portas?: ranchos folclóricos de S. Pedro de Calda Rei (Lousada), Gouxaria (Alcanena), ?As Moleirinhas de Casconha? (Cernache), Danças e Cantares da Barra Cheia (Moita do Ribatejo), Grupo Folclórico ?Os Amores da ADIP? ? Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares; aos quais se juntam três grupos do concelho, a saber o Grupo Folclórico e Etnográfico do Cento de Convívio do Carvalho, o Grupo Folclórico e Cultural da Póvoa de Abraveia e o Grupo Folclórico e Etnográfico do Município de Vila Nova de Poiares. Para a meia-noite e meia está marcada a actuação da dupla Miguel e André.
Domingo é ?dia D? em termos de Capítulo Gastronómico, com a celebração de uma eucaristia, pelas 10h00, na Igreja de Santa Maria, à qual se segue, uma hora mais tarde, o desfile das cerca de 60 confrarias presentes rumo ao salão dos Bombeiros Voluntários, onde se irá efectuar a cerimónia de entronização dos confrades. A feira abre às 15h00 e às 17h00 assiste--se a mais uma tourada à portuguesa, evento organizado pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares. João Moura, um dos mais arrojados cavaleiros tauromáquicos portugueses é a estrela desta tarde de aficcion que, certamente, e à semelhança do que tem acontecido noutras edições, reúne um número significativo de adeptos da festa brava. A actuação do grupo Santa Maria, marcado para as 00h30, marca o encerramento dos festejos.

Nenhum comentário: