terça-feira, setembro 14, 2004

Miranda do Corvo cria rede social

Vinte e duas instituições sem fins lucrativos do concelho de Miranda do Corvo subscreveram a constituição do Conselho Local de Associação Social, acto que decorreu no auditório municipal.
A criação desta entidade surge na sequência do projecto apresentado pela Câmara Municipal ao programa "Rede Social" ,com a finalidade de congregar esforços entre os vários agentes na aplicação das medidas, projectos e programas de combate à pobreza e à exclusão social quer à promoção do desenvolvimento local.
Segundo a presidente da Câmara de Miranda do Corvo, que presidiu à sessão, deu-se um passo importante para a diminuição de situações sociais que ainda se verificam no concelho.
Fátima Ramos não deixou de referir que Miranda tem uma longa história no trabalho social, salientando a Casa do Gaiato, o Lar Clemente de Carvalho e o centro de acolhimento de jovens no Senhor da Serra criado por Bissaya Barreto.

Continuamos a investir nesta área e hoje temos muitas instituições que devem merecer o nosso orgulho, reforçou a autarca, que considera a pobreza e a exclusão fenómenos globais que devem ser combatidos através de um trabalho conjunto.
O Conselho Local de Associação Social vai começar por traçar o diagnóstico das situações no concelho para depois propor acções que visem combater as assimetrias sociais e vai funcionar na Câmara Municipal e será dinamizado por um núcleo executivo formado por técnicos de vários organismos e da própria autarquia.

Associações envolvidas

ADFP, Misericórdia de Semide, Lar Clemente de Carvalho, Juntas de Rio de Vide, Lamas e Miranda, GNR, Centro de Emprego da Lousã, Bombeiros Voluntários, Agrupamentos de Escolas José Falcão e Ferrer Correia, Escuteiros, Grupo de Jovens de Lamas, Associação de Jovens do Senhor da Serra, Centro Juvenil dos Moinhos, Grupo Recreativo e Cultural Corvense, Cáritas Diocesana de Coimbra, Instituto Português da Juventude, Centro de Saúde, Segurança Social, Cearte e autarquia são as entidades que constituem, para já, o Conselho Local de Acção Social.

No entanto, as colectividades e instituições do concelho que desejem aderir podem fazê-lo a qualquer momento, bastando para isso mostrar o seu interesse ao departamento de acção social da Câmara Municipal.

Nenhum comentário: