quinta-feira, setembro 02, 2004

Na Lousã - Cães mostram a sua raça....


Taça de Mondioring disputa-se na Lousã .
O campo de rugby da Lousã recebe no próximo domingo a 4.ª Taça de Mondioring 2004, organizada pela Subcomissão de Cães de Utilidade do Clube Português de Canicultura, com o apoio da Câmara Municipal e do Clube de Rugby.

Trata-se de uma competição onde é testada a sociabilidade dos cães através de exercícios mais ou menos complexos, que variam consoante os anos de treino de cada um.
Para já estão inscritos 12 animais, entre pastores belgas, alemães, rotttwiler?s, dobermann?s e boxer?s, que vão executar uma série de provas que vão desde exercícios de defesa a marcação de objectos pelo odor.
Aqueles que conseguirem obter a pontuação exigida poderão integrar a selecção nacional que vai disputar o campeonato do mundo em Bilbau, Espanha, no próximo mês de Outubro.
A prova tem início pela manhã com a realização dos testes aos cães do pré e nível I, estendendo-se durante o dia para os dos níveis II e III.
É com base neste tipo de competições que são escolhidos os cães polícias para os serviços de patrulhamento, detecção de drogas e explosivos, «daí a sua utilidade prática», refere Celso Alves, coordenador nacional da Subcomissão de Cães de Utilidade.
Segundo este responsável, a realização da prova na Lousã representa uma experiência piloto, uma vez que este tipo de iniciativas se realizavam sempre em Lisboa.
«Se a experiência correr bem a Lousã vai acolher o campeonato do mundo de 2006»,


Comentários cá do je......

Por este andar ainda a Lousã vai ser a Capital do Cão...e vai constituir a Confraria do Cão, só para chatiar Poiares e Miranda do Corvo.
Assim, que se cuidem a Fatima Ramos e o Jaime da Chanfana.

Nenhum comentário: