domingo, setembro 12, 2004

Poiares "capital" das artes


O arranque da PoiArtes não podia ter corrido de melhor forma. Milhares e milhares de pessoas acorreram sexta-feira ao certame, ?entupindo? literalmente todos os acessos que davam à feira de artesanato.


Como é hábito, Vila Nova de Poiares vestiu o seu fato de gala para mais uma PoiArtes, XV feira de artesanato e V mostra de gastronomia, que arrancou sexta-feira e decorre até amanhã.
Durante estes quatro dias, mais de uma centena de artesãos demonstram as suas potencialidades e habilidades na criação de fantásticas e genuínas peças de artesanato. Para se ter uma ideia real da expressão da feira, só no primeiro dia os milhares de pessoas que afluíram até ao certame criaram um autêntico caos no trânsito, "entupindo" por completo todos os acessos à vila, a que não foi alheio o facto de Tony Carreira ser a cabeça de cartaz.
Paralelamente ao certame decorrem uma série de actividades, nomeadamente o encontro de folclore que ontem assinalou o décimo aniversário do Grupo Folclórico e Etnográfico do Município de Vila Nova de Poiares.
A este encontro que tem lugar todos os anos no recinto da feira, associaram-se todos os Grupos Folclóricos do concelho, bem como outros provenientes de zonas tão díspares como de Alcanena, Lousada, Cernache e Moita do Ribatejo.
Também ontem teve lugar o arranque do III Capítulo da Confraria da Chanfana, que tem o seu ponto alto hoje, aquando da cerimónia de entronização de 25 confrades efectivos e de honra, entre os quais se destaca Eusébio da Silva Ferreira, antigo jogador do Benfica, Daniel Sanches, ministro da Administração Interna, e Rui Alarcão, antigo reitor da Universidade de Coimbra.
Durante todo o dia de ontem foram chegando algumas das 60 confrarias que se fazem representar, provenientes não só de Portugal, mas também de Itália, França e Espanha, sendo esperadas quase três centenas de confrades.

A evolução é uma realidade

Paralelamente a estas actividades,teve lugar a já habitual tourada à portuguesa, cuja cabeça de cartaz será o conhecido cavaleiro português João Moura.
Refira- -se que esta iniciativa está integrada no programa dos festejos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Poiares, com as receitas a reverterem a favor da instituição.
Durante a inauguração da PoiArtes, que decorreu sexta-feira e contou com a presença do secretário de Estado da Administração Local, José Cesário, e do governador civil de Coimbra, Fernando Antunes, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Jaime Soares, voltou a exprimir a necessidade de uma ampliação do actual certame: "Nós já não temos espaço, temos que ampliar este porque, efectivamente, a evolução é uma realidade".

A centralidade de Vila Nova de Poiares é uma realidade no contexto da zona centro.
É pena que este Presidente da Câmara ainda se não tenha apercebido que a grande aposta que deve efectuar, será no turismo. Como se vê nestas festas, gente há muita a querer vir até Poiares, beleza de paisagens e motivos de interesse tambem os ha.
É preciso é não esconder e ter capacidade para se virar para a cultura da ruralidade.
Mas não só foi esta a ideia a ficar no ar.
A transformação da PoiArtes numa feira que assuma também um cariz industrial e comercial ficou bem vincada: Queremos que Vila Nova de Poiares se assuma como um dos vértices do triângulo de desenvolvimento do distrito. Coimbra tem a CIC, Cantanhede a Expofacic, e Vila Nova de Poiares tem o Jaime Soares e a sua Poiartes bem como a capital da Chanfana.
Já José Cesário foi parco em palavras, com a sua vergonha habitual, preferindo destacar a festa representativa da tradição de Poiares, que afirma ser uma terra rica em cultura popular,onde havia sempre porrada na feira de gado,afirmou, realçando ainda que esta expressão das tradições das populações se reveste de uma grande importância desde que comecem a aparecer cabras nos montes para se manter a tradição da chanfana.
Se não houver cabras nos montes, não ha razão para que esta terra se intitule a capital da chanfana.



Nenhum comentário: