segunda-feira, setembro 06, 2004

LOUSÃ - Árvores ?regressam? à Senhora da Piedade

O arranque do projecto, da Irmandade, aguarda apenas a aprovação das entidades oficiais e irá decorrer durante cinco anos.

A iniciativa partiu de Irmandade da Senhora da Piedade logo após a destruição do local, há seis anos atrás. Somente agora surgiram os incentivos necessários para avançar com a ideia, nomeadamente através da Associação Florestal do Pinhal (Aflopinhal) e dos Serviços Florestais, como referiu José Fernandes, membro da Irmandade.
Mesmo assim, a instituição já conseguiu, anteriormente, plantar algumas árvores. E fez questão de manter a tradição, ou seja, castanheiros e nogueiras.
José Fernandes contou que, no presente momento, a Aflopinhal está a realizar o levantamento do terreno para entregar ao Instituto de Financiamento e Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas (IFADAP).

Afinal, ?o objectivo passa também por saber adequar as várias espécies de árvores naturais nos dez hectares que estão propostos para a requalificação?. ?Até lá?, referiu, ?estamos a proceder à limpeza de todo o terreno?. De acordo com este membro da Irmandade da Senhora da Piedade, a questão da limpeza é muito importante, porque, depois do incêndio, a espécie dominante passou a ser a acácia, ?que tem tendência para alastrar e ocupar tudo à sua volta?.
O financiamento para a reflorestação vai ser repartido pela Irmandade da Senhora da Piedade e por fundos comunitários.Mas há outros projectos para aproveitar um espaço que é único.
A criação de um parque de lazer para tornar o lugar mais aprazível aos seus visitantes poderá ser uma das apostas, de acordo com aquele responsável.
Como salienta José Fernandes, ?a Senhora da Piedade é um local muito bonito que recebe muitos visitantes e mas é preciso conservá?lo, porque ele é uma das portas para o turismo da Lousã?. Por ele se pode entrar nas tão faladas - e bonitas - aldeias da Serra da Lousã.


Nenhum comentário: