domingo, setembro 05, 2004

Pedro Saraiva eleito... com críticas do PS

Aonde isto chegou....um pro-reitor a ficar a dever favores a um emplastro e ainda a ter que cumprir o que este lhe determina. Ora toma ...que é para aprenderes.

O pró?reitor da Universidade de Coimbra Pedro Saraiva foi ontem escolhido pelo Conselho Regional do Centro do PSD como presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento (CCDRC), com 66 por cento dos votos a favor. O social?democrata Carlos Encarnação, presidente da Câmara de Coimbra e do Conselho da Região Centro, congratulou?se com a aprovação do nome indicado pelo Jaime Soares, a favor do qual terão votado alguns socialistas, apesar da falta de consenso entre PSD e PS.
Segundo Carlos Encarnação, os votos contra e as abstenções, cerca de uma dezena, terão servido "mais para marcar uma posição do que propriamente rejeitar" o nome de Pedro Saraiva, que carece ainda da confirmação do Governo.
"A região vai agora unir?se à volta do seu presidente, como sempre se uniu", disse o líder do órgão consultivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional do Centro.
Em resposta a um jornalista, Carlos Encarnação defendeu que o mandato de Pedro Saraiva "deve durar" de forma a "garantir estabilidade" à CCDRC, depois de Paulo Pereira Coelho um profissional da política ter abandonado este ano o cargo, ao fim de alguns meses em funções, para integrar o Governo como secretário de Estado.
Os representantes da Universidade de Coimbra e da Conferação dos Agricultores de Portugal (CAP) e tambem Jaime Soares, presidente da Confraria da Chanfana de Poiares e tambem militante do PSD no distrito de Coimbra, fizeram as intervenções de apoio ao candidato, proposto por ele.
De um universo entre 80 e 90 votantes, participaram no sufrágio 72 membros do Conselho Regional, entre autarcas e representantes de diversas organizações.
O socialista Jorge Bento, presidente da Câmara de Condeixa?a- Nova, embora escusando?se a revelar o sentido do seu voto, admitiu que não tinha votado a favor.
Com esta metodologia, quase não a vale a pena fazer eleições, acrescentou Jorge Bento, numa alusão crítica ao facto de o PSD atraves de Jaime Soares optar por não negociar previamente a inclusão de socialistas na equipa directiva da CCDRC, como já tinha acontecido na eleição de Paulo Pereira Coelho, em 2003 e tambem com a responsabilidade do Jaime da Chanfana.
Fomos (os autarcas dos diferentes partidos) completamente excluídos deste processo. Alguma coisa tem que mudar no futuro", advertiu.
Para Jorge Bento, os partidos tiveram um papel excessivo no processo e as autarquias foram negligenciadas ( ou seja Pedro Saraiva nunca seria Presidente da CCDRC se não pagasse cotas para o PSD).
O autarca, que falava como porta?voz dos socialistas e que foi eleito pelo povo, negou que a sua posição constitua uma crítica ao presidente da Federação de Coimbra do PS, Vítor Baptista, que chegou a discutir a questão do nome com o seu homólogo do PSD, Jaime Soares.
Na semana passada, Vítor Baptista disse que os representantes do PS no Conselho Regional poderiam votar contra o nome de Pedro Saraiva, se a nova equipa directiva da comissão não reflectisse a presença das forças políticas dominantes nas autarquias da região.
Pelos vistos Vitor Baptista não conseguiu, será que Jaime Soares deu o dito por não dito?
Não seria de estranhar, pois já não é a primeira vez que se vê um porco a andar de bicicleta.


Nenhum comentário: