quinta-feira, julho 21, 2005

ARGANIL - Aldeia do Piódão evacuada à noite




A aldeia do Piódão, Arganil, foi evacuada ontem à noite, por precaução, uma vez que o fogo que lavra há dois dias na Serra da Estrela, nos concelhos de Seia e Oliveira do Hospital, distrito da Guarda, alastrou para aquela zona. A decisão, segundo fonte do Centro Nacional de Operações de Socorro, foi tomada pelo presidente da Câmara de Arganil, por precaução, uma vez que as chamas avançavam em direcção à aldeia.
O mesmo incêndio florestal avançou, noutra frente, também para o concelho da Covilhã, na zona de Trigais, revelou fonte dos bombeiros. A mesma fonte indicou que, devido a este fogo, que lavra desde segunda?feira, foram evacuadas por precaução crianças e idosos das localidades de Vide, Baviosa, Cid, Fontão, Fradigas, Povoa e Bailão.Segundo Seara Pires, Comandante dos Bombeiros de Vila Nova de Tazem, ?o fogo dividiu?se em muitas frentes, cuja intervenção é difícil de coordenar devido à noite, ao terreno, que é íngreme e aos difíceis acessos?.
O Centro Nacional de Operações de Socorro não confirmou, à hora de fecho desta edição, que a aldeia de Torno, que fora evacuada, tivesse sido atingida pelas chamas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola a todos, e triste ver estas noticias online aqui tao longe onde me encontro ( Inglaterra ) mas tambem muito feliz por ver esta freguesia do Piodao que conheco tao bem ser publicada atravez deste blog.Sou da aldeia da Fornea, sou filho do antigo carteiro que transportava a pe as malas fechadasdo correio da Fornea a da Malhada Cha para o Piodao e vice versa, esse mesmo o Albino, eu tambem as transportei algumas vezes,quando o meu pai nao o podia fazer.Mas tambem conheco bem o Piodao porque andei a frequentar ai o Ciclo Preparatorio na Escola do Malhadinho.
Pois bem nao tenho mais nada a dizer por hoje, resta me apenas deixar o meu nome e contacto para se quiserem contactar comigo, aqui no Pais do frio mas muito lindo e acolhedor.

Obrigado pela oportunidade.

Luis Miguel Silva
sonarpt@yahoo.com