domingo, julho 10, 2005

Bombeiro sofreu queimaduras graves



Três bombeiros feridos, um deles em estado crítico, é resultado de um fogo florestal na Pampilhosa da Serra. Noutro incêndio, em Miranda do Corvo, houve povoações em perigo.

Um bombeiro da Pampilhosa da Serra sofreu, ontem, graves queimaduras quando combatia um incêndio que lavrou numa zona compreendida entre aquele concelho e o de Góis. Paulo Jorge Piedade, com pouco mais de 30 anos de idade, terá ficado com «cerca de 70% do corpo queimado», disse, o comandante Gama, da corporação de Góis. Segundo este responsável, outros dois bombeiros terão, também, ficado feridos, quando enfrentavam as chamas no sítio de Coelhal (Pampilhosa), mas sem gravidade. Foram evacuados para o SAP da localidade.
O bombeiro em estado mais crítico foi assistido nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), ontem à tarde, tendo sido, depois, transferido de helicóptero para o Hospital de S. José, em Lisboa, onde, pelas 19h00, estava a ser avaliado no serviço de cirurgia plástica.
Fonte próxima do bombeiro disse, entretanto, que a situação é dramática e que o jovem terá, sim, 85% do corpo queimado, segundo a avaliação médica.
O fogo, que deflagrou pelas 11h30, em Foz de Alvares (Góis), foi combatido por nove corpos de bombeiros, 90 homens, auxiliados por 24 veículos, cinco helicópteros e dois aviões, informou o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da região. Entrou em fase de prevenção e rescaldo às 18h00, tendo destruído, segundo previsões do comandante dos Bombeiros de Góis, para cima de 100 hectares de mato e floresta.
Ontem à tarde (a partir das 16h30), outro incêndio preocupante, desta feita em Semide (Miranda do Corvo), obrigou à intervenção de vários meios aéreos (quatro helicópteros e dois aviões) e terrestres. Chegou a haver povoações em perigo.
Quanto ao incêndio florestal de grandes proporções que deflagrou, sexta-feira, em Olho Marinho, concelho de Vila Nova de Poiares, registaram-se, ontem de manhã, alguns pequenos reacendimentos. Esteve em rescaldo desde a madrugada.
No distrito de Coimbra, verificaram-se, durante a noite de sexta para sábado, vários outros incêndios, embora pequenos: em Vale da Taipa, Pomares (Coja), Maiorca e Montalto (Figueira da Foz) e em Tola (Penela).

Nenhum comentário: