segunda-feira, julho 11, 2005

Chamas ameaçaram a Serra do Buçaco



Uma dezena de meios aéreos foi chamada a intervir no combate a um incêndio em Penacova, numa zona que confina com a Serra do Buçaco, onde estiveram também 20 corporações de bombeiros. Temeu-se o avanço rápido do fogo, dada a densidade florestal da mata

O incêndio florestal que, ontem, deflagrou em Vale da Formiga, na área de Penacova, foi considerado pelo Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra como a situação mais delicada da tarde.
Desde logo, dada a confrontação com a Serra do Buçaco. De acordo com o CDOS, este incêndio obri-gou à intervenção de muitos meios de combate às chamas. Perto das 21h00 de ontem, intervinham no local 20 corpos bombeiros, com 144 homens, auxiliados por 36 viaturas.
O cenário era algo complexo, o que levou ao envio de dez meios aéreos (sobrevoaram a zona ardida três helicópteros ligeiros, um médio, quatro aviões ligeiros e dois pesados).
Cerca das 16h00 de ontem, meia centena de bombeiros mantinham-se em Vale Marelo, no concelho de Miranda do Corvo, apesar de o fogo, que ali lavrava desde sábado, estar, a essa hora, circunscrito. Bombeiros de quatro corporações operavam na zona, apoiados por 13 viaturas. Às 18h00 já estava em fase de rescaldo. Contrariamente ao que ontem informámos, não terá havido casas em risco, segundo o CDOS.
No Colmeal, Góis, começou um incêndio às 17h20, tendo outro sido detectado alguns minutos depois em Ceira dos Vales, Lousã, a curta distância do centro local de meios aéreos, que funciona no aeródromo de Chã do Freixo.
Ainda no concelho da Lousã, em Vale Escuro, um fogo que começou às 15h40 foi rapidamente extinto pelos bombeiros locais. Segundo fonte do CDOS, foram de imediato enviados meios de combate para os dois locais.
Em Alveite Grande, concelho de Vila Nova de Poiares, um incêndio que lavrava desde as 15h15 foi considerado circunscrito às 17h45. No mesmo concelho de Poiares, em Vale do Gueiro, verificou-se um outro fogo.
Durante o dia de ontem, foram vários os incêndios que deflagraram: em Tábua, Penela, Condeixa, Penacova, mas rapidamente dados como controlados.

No concelho de Coimbra, cerca das 14h00, deflagraram incêndios, rapidamente extintos, em Marmeleira, freguesia de Souselas, Novo Horizonte e Logo de Deus, em Sta. Apolónia, e em Casconha, Cernache.

Nenhum comentário: