segunda-feira, julho 18, 2005

Novos caminhos para o Turismo

Para uns, o Centro de Portugal pode ser apenas o Sul do Norte ou o Norte do Sul do país. Para outros, a sorte está no Centro. É um caso único, regado pela água que aqui nasce e semeado pela diversidade que brotou em tão pequeno território.
O turismo pode dar um novo sentido a este pedaço de terra e o nome Centro de Portugal vai começar a ser vendido lá fora.

Procuram-se aliados para se associarem a um projecto de promoção turística do Centro de Portugal. A Associação para o Desenvolvimento do Turismo na Região Centro já desencalhou a Agência de Promoção Turística, nascida para promover o Centro de Portugal no mercado externo. Há dinheiro disponível para a tarefa e a garantia de que o ICEP financia 66% desse investimento.
Resta preencher os restantes 33%, com verbas das regiões de turismo e investimento privado, para que se totalize um milhão de euros, ou 200 mil contos e, finalmente, tornar possível levar a diversidade e singularidade desta região ao mercado externo, promovendo-se o Centro de Portugal lá fora.
Foi isto que ficou decidido num dia histórico para a região Centro, quando a assembleia geral e extraordinária da Associação para o Desenvolvimento do Turismo da Região Centro aprovou a alteração de estatutos. A marca Centro de Portugal nasceu nesse dia e com a aprovação de autarcas, regiões de turismo, universidades, empresários e associações. Os interesses caminharam para o Centro, que agora vai ser vendido e promovido como um produto único.



«Em termos de turismo, a região Centro tem sido vista um pouco como o Sul do Norte ou o Norte do Sul do país. Vamos dar outra perspectiva e a secção de promoção turística, que agora abriu na Associação, vai aliciar as empresas de turismo para ocuparam um lugar de sócios aliados». José Manuel Alves, presidente da Região de Turismo do Centro e da Associação para o Desenvolvimento do Turismo da Região Centro, há muito que insiste em provar esta diferença que o Centro de Portugal pode proporcionar. Os actores acreditaram e dá-se agora início a uma nova cultura regional.

E onde é que Poiares fica no meio disto tudo?

É aqui, neste pequeno território, que se juntam recursos tão diferentes e isto é uma sorte, mas também um caso único em Portugal. Poiares não pode escapar a uma liderança que lhe deve caber, porque as diferenças que caracterizam cada um dos espaços acabam por ser um sinal de complementaridade. É uma notoriedade esta diferença e precisamos de tirar partido dela.

Poiares fica num centro e rodeada de toda a diversidade.
Serras a poucos minutos: Lousã, Bucaço, Caramulo, Açor e Estrela.
Rios a delimita-la : Mondego, Alva e Ceira e as suas Barragens da Aguieira e Fronhas.
..até em Poiares ha a chanfana dos astronautas.

e para quem não saiba a ELSA da TMN do parque de Campismo é de Poiares e o Jaime dos Bombeiros tambem.

Ninguém fica de fora e se antes se olhava especialmente para a vertente Sol e Mar, hoje há desvios para novos segmentos de mercado. O mar da região Centro continua a ser o que está mais perto de quem mora em Salamanca (Espanha), mas há novas centralidades que se podem criar.
Cada concelho já sabe os pontos fortes e fracos da oferta turística. A Associação para o Desenvolvimento do Turismo da Região Centro concluiu esse trabalho. Falta que nasçam decisões e obras que apaguem os pontos fracos que subsistem.

Nenhum comentário: