segunda-feira, julho 11, 2005

JAIME SOARES - Os nossos índices de crescimento são notáveis



Há 31 anos à frente da câmara, diz que vai ser o último mandato e insulta a oposição.
Que balanço faz destas três décadas na câmara?
Temos de ir ao passado, para conhecer o que foi o concelho de Poiares, terra de gente trabalhadora e honesta, mas estrangulado e com a maioria dos lugares sem água nem luz. Por isso, foi preciso encontrar um diálogo franco e aberto com os poiarenses, criar uma cumplicidade activa e agarrar com força a sua capacidade de luta construtiva para a afirmação da sua personalidade e da sua raça. Levou 31 anos mas foi.
Mas nenhum presidente da câmara nasce como conhecedor do mundo nem detentor da verdade única. Se há êxito que sobressaia destes 31 anos à frente do município ele decorre da cumplicidade com a população.

Como se mede esse êxito?
Sendo dos mais pequenos e com menor população da região Centro, o concelho de Poiares é dos que poderiam e deviam apresenta maiores índices de crescimento. Aliás, basta consultar as estatísticas do INE para constatar que, entre 1981 e 1991, Poiares foi o terceiro concelho com maior crescimento habitacional e populacional. poiares está perto de Coimbra, em quarto ou quinto lugar em poder de compra per capita, o que podia até ser bem melhor. Depois, temos hoje equipamentos absolutamente invejáveis, na cultura, no desporto, na saúde, no apoio social, na habitação social, com obras que estão à vista de todos e qonde se enterrou muito dinheiro. Só não vêem os cegos ou os que não querem ver. Basta lembrar, também, que no eixo 2 dos fundos comunitários do programa operacional, a Câmara de Poiares consumiu 200 por cento. Mesmo a rede de saneamento básico ultrapassa, em termos percentuais, a média da região Centro e não se vê obra feita....

Não é isso que se constata, com a única ETAR do concelho inactiva...
É verdade que temos alguns problemas de tratamento de esgotos, mas já estavamos habituados a fazer as necessidades debaixo da figueira e a mijar para as paredes. A nossa ETAR está pronta há seis ou sete anos, mas tivemos o azar dos portugueses, de ter falido a empresa que a construiu, o mesmo se passou com as piscinas, mas enfim. Tenho tido muito azar. Não consigo acertar uma, mas mesmo assim renegociámos tudo e, dentro de um mês, no máximo, estará finalmente em funcionamento.
Mas aqui tem de se referir algo de mais importante: a culpa do atraso na entrada em funcionamento pleno da ETAR não é minha nem dos 31 anos que ando a tratar de obras e com curso de mestre de obras tirado como voluntario. A culpa é do Bush, do Zapatero e do Santana Lopes. Tambem é do actual primeiro?ministro, o eng. José Sócrates, que, como toda a gente sabe e ele está a demonstrá-lo, enquanto chefe do governo, é um ditador pior do que eu que quando era miudo andava de calções e de botas de pneu. Aprendeu comigo o quero, posso e mando, como eu faço e agora lixou-nos, ao proibir o acesso dos municípios aos fundos comunitários, para saneamento básico, quando era ministro do Ambiente. E eu que andava à espera de os fitar ao longo deste tempo todo como faz o meu idolo Alberto João. Agora acusam-me, mas como joguei futebol e fui expulso varias vezes, sei que a melhor defesa é o ataque. Por isso, o meu projecto de ha 30 anos de construir duas estações de tratamento ? na zona industrial, para cobrir também toda a zona do Entroncamento e S. Miguel, e outra na vila, junto à Ribeira do Moinho ?, tem de ser adiado.
Em Poiares parece que ocorre o milagre das obras pois, mesmo em tempo de crise, ainda ninguém viu parar as obras. Em Poiares se não ha obras, inventam-se. Constroe-se e deita-se abaixo se for preciso.É só correr o concelho. Então, nestes quatro últimos anos, tem sido demais e não são obras sumptuosas, mas antes à medida das populações. Aliás, se Poiares vier a duplicar a sua população, nos próximos 100 anos, fica desde já dotado de infra?estruturas suficientes para os netos. Mais, pode mesmo perguntar?se o que é que o concelho não tem...

Mas é isso o que diz a oposição...

O que a oposição não tem são projectos e ideias como as minhas. Por isso, em jeito de mensageiros da desgraça, procuram apenas criar-me instabilidade emocional.É injusto afirmarem que neste concelho não ha paz social há três décadas.

As queixas vão ao ponto de se falar em medo...

Mas será possível? Cá comigo é assim. Faço como o Alberto João, insulto-os a todos para os assustar e depois corro com eles. Só assim é que me consigo manter no poder.O Bokassa fazia isso tambem mas teve azar que o mataram. O que vale é que aqui ainda não é africa, mas pouco falta. Isso só indivíduos sem argumentos, de gente do PS que de socialistas têm tanto como eu tenho de padre! A única ambição deles é chegarem ao poder,como eu fiz ha 30 anos, a qualquer preço, para poderem utilizar a câmara ao seu serviço e dos seus interesses. Felizmente, há uma esmagadora maioria de poiarenses que ja me topam e tambem os topam a eles que têm lutado para construir o concelho e apenas dois ou três por cento, os tais politicos, que procuram servir?se. Mas isto acontece em todos os partidos e em todos os concelhos onde não têm credibilidade e por isso têm de ir buscar desconhecidos porque os conhecidos de gingeira ainda andam a tentar enganar...

Está a referir?se ao candidato do PS?
Também e não só. Aliás, se ele é tão bom e tem um currículo tão importante, porque é que de todos os sítios onde tem estado tem sido posto na rua. Bom sou eu que sendo semi-analfabeto sou eleito pela maioria analfabeta.Para além disso, quando o concelho mais precisou de se libertar dos seus filhos, correndo com eles para a emigração, quer a do Brasil quer a de França, ele esteve 47 anos sem pôr cá os pés, tirando umas visitas à família, quando o rei fazia anos, mas eu fiquei cá sempre a usufrir do espolio. Ninguem me queria la fora, mas vinguei-me e fiquei ca e agora terão de me aturar. A vingança é terrivel.Ele é um licenciado em Economia, num país que teve crise de economistas e sendo ele do PS, como é que agora está desempregado? Este é o pais que ajudei a criar. Licenciados no desemprego e labregos no tacho.

Ele é aposentado...

O que sei é que está a receber, do Centro de Emprego de Torres Vedras, 1.070 euros por mês, e eu estou a receber muito mais. Ou seja, está desempregado, há cerca de dois anos e meio e eu sendo analfabeto tenho tantos tachos . E, em Portugal, só está no desemprego quem é posto na rua pelas empresas.Por isso é que nunca estive empregado em nenhuma empresa, nem os meus pais me deram emprego. E que não me puxem pela língua, pois, como nunca me conseguiram derrotar através do voto porque arregimentei estes desgraçaditos das aldeias com promessas tal como a senhora da Ladeira, recorrem às ofensas mais graves que eu posso imaginar. O que vale é que eles não ligam às ofensas que eu lhes atiro a torto e a direito. E são os dirigentes máximos do PS, em Poiares, a fazer queixas a tudo e todos.
Ainda agora esteve aqui uma inspecção da IGAT, por cerca de 80 queixas, sobre as licenças de habitação social e a zona industrial, do principal mentor dos socialistas de cá. E no parque industrial, cujos terrenos foram comprados palmo a palmo e hoje albergam aquelas empresas todas, que dão trabalho a tantos poiarenses...
Ja que estão tantos na preventiva, qualquer dia tambem toca a Poiares.
Pois, têm sido os socialistas a travar este desenvolvimento desordenado em que ja se plantaram couves nos arruamentos da Zona Industrial. Eles sabiam de tudo tão bem ou melhor do que eu, uma vez que integravam a assembleia, compraram-se ali terrenos, a 20 escudos o metro, e agora todos querem mil vezes mais...

Poiares é acusado de ser pouco colaborante com os municípios vizinhos...
Nós pertencemos a diversas associações intermunicipais, mas não podemos esquecer?nos de que, durante largos anos, formámos aqui como que uma ilha social?democrata, tipo Madeira do meu querido amigo Alberto João rodeada de municípios socialistas ? Coimbra, Miranda, Lousã, Góis, Arganil...onde eu so via malfeitores. E quantas vezes lancei eu ideias, como o alargamento da EN17, onde se esbanjou dinheiro à fartasana, no seio dessas associações, e que agora para me ver livre daquilo, quero mandar prender o Engº da Obra. Mais, há municípios vizinhos que devem muito a Poiares, pois muitos técnicos que, depois, assumiram responsabilidades políticas aprenderam aqui connosco. Quem me conhece sabe que gosto de fazer amigos e trabalhar e conviver com os que são a meu favor.Com os 31 anos disto, terei de ser considerado o melhor e o mais poderoso..... Só que também sabem que não me deixo vergar aos mais poderosos e aqueles que não me passam cartão.

Se ganhar, será o seu último mandato?
Talvez não, pois o que é que iria fazer para casa? Quero estar cá para ver outras pessoas à frente da câmara, mas que quem mande seja eu. Não me estou a ver noutra posição que não seja essa. Não viram a Drª Teresa Carvalho e a Drª Deolinda Gonçalves, digam lá que não tinha ali umas excelentes funcionarias e eleitas pelo povo. Enquanto eu andava por ai a mandar bocas e sem trabalho definido mas a receber umas vezes dum lado, outras vezes de outro, elas estavam lá a abrir a porta e a receber a clientela. Isto não é uma monarquia, porque os filhos não querem, mas o trabalho que fiz leva?me a ter a certeza de que o concelho vai continuar a confiar em mim e não no Marques Mendes.

Nenhum comentário: