quarta-feira, maio 26, 2004

ADIBER entregou equipamentos a 35 freguesias da Beira Serra


Sete tracto-carros, 13 tractores com reboque, 32 moto-serras, 35 moto-roçadouras, 35 kits de protecção individual entre muitos outros equipamentos foram entregues ontem de manhã no aeródromo de Coja, pela ADIBER, Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra a 35 juntas de freguesia

Em causa está o projecto ?Trato(r) Bem do Ambiente? desenvolvido no âmbito do programa Leader+ apresentado pela ADIBER às 59 freguesias da sua zona de intervenção, das quais aderiram 35: 12 de Oliveira do Hospital, 13 de Arganil, cinco de Tábua e as 5 freguesias do concelho de Góis.
O investimento ascende a mais de 400.000 euros tendo sido apoiado pelo programa Leader+ na ordem dos 260.000 euros e o restante da responsabilidade das juntas de freguesia aderentes .
Uma iniciativa que no entender de José Cabeças, presidente da ADIBER só foi possível «devido ao trabalho estabelecido entre esta associação, as juntas de freguesia e as câmaras municipais». O equipamento distribuído, de acordo com este responsável, constitui «o tratamento mais eficaz para responder aos problemas infra-estruturais que aqui estão instalados e que tardam em ver uma resolução definitiva». José Cabeças lembrou o flagelo dos incêndios . «Aproximamo-nos da época dos fogos e este é também um projecto para colocar ao serviço da prevenção, no âmbito da limpeza das florestas, mas também com complementaridade com as áreas do ambiente e turismo».
Este projecto afirma-se igualmente contra a desertificação, pois aposta em «criar emprego ao nível local, das próprias juntas de freguesia», procurando fixar as «populações mais jovens e activas». «Sem emprego não haverá fixação de jovens e mão de obra activa que tanto precisamos na S região», alertou o também presidente da Assembleia Municipal de Góis.
Álvaro Calinas, presidente da Junta de Coja e da Associação de Freguesias de Direito Público de Arganil (que integra 10 freguesias, todas aderentes ao projecto), congratulou-se por este plano, mas não se escusou de dizer que, apesar de ser uma grande ajuda, espera «não seja a ultima», pois «precisamos de mais, a máquina é uma forma, mas não esqueçamos que aqui faltam postos de trabalho aliciantes».

O valor das freguesias

Por seu turno Armando Vieira, presidente da ANAFRE, Associação Nacional de Freguesias, defendeu os valores do associativismo. «O caminho é por aqui», disse, apelando aos autarcas para que se associem. «Já imaginaram uma rede nacional de 4254 freguesia e o que isso representa em termos de exigência relativamente ao poder central?», questionou «Nessa altura seremos respeitados», enfatizou. Aos «colegas das juntas» Vieira disse anda que «a sociedade da informação e a modernização administrativa têm de ser uma realidade nas freguesias», bem como o cumprimento rigoroso da lei, o que na sua opinião, «não se consegue com a actual situação das freguesias, que precisam ter mais recursos e os seus eleitos melhor remunerados».
Bastante satisfeito com este projecto estava Mário Vale vice-presidente da autarquia arganilense, que considerou esta maquinaria fundamental para o trabalho a desempenhar pelas freguesias. «Tenho a certeza que os presidentes de junta vão trabalhar bem e fazer com que estas freguesias se vão projectando cada vez mais, gerando mais emprego e turismo», referiu. Para o autarca este foi um «dia de festa e alegria que vamos recordar amanhã.
Em representação do Governo Civil esteve Ricardo Alves para quem «as juntas desenvolvem um trabalho fundamental, por isso merecem todo o apoio, no sentido de responder às expectativas dos cidadãos». Aquele responsável defendeu um «espírito de trabalho conjunto», envolvendo «autarquias, administração central e associações de desenvolvimento naquilo que é um desígnio para todos: intervir bem na floresta» disse. A terminar Rui Baptista, presidente da Comissão Nacional do Leader+, considerou estar-se perante «um projecto importante que reflecte a filosofia de um programa Leader». E o espírito Leader, concluiu, pretende dar às populações expressão nas suas decisões, apela à cidadania de todos nós, precisamente o que foi feito aqui hoje», concluiu. No final assistiu-se à entrega dos equipamentos às 35 freguesias.

Comentários cá do je......

Nem uma freguesia do concelho de Poiares.
Será que está preparada alguma associação de freguesias que englobe alguma de Poiares?
Não nos parece.
É pena.
Os fogos podem vir à vontade que em Poiares ha bombeiros que não precisam que as populações os ajudem.
O pior é que quem se lixa é sempre o mesmo.
E Gois aqui tão perto.

Nenhum comentário: