quinta-feira, maio 27, 2004

Lousã é capital do papel e do livro


Exposições, espectáculos, encontros com escritores e, acima de tudo, muito papel e livros, ou não fosse esta a ?Lousã - Capital do Papel e do Livro?. Na sua 4.ª edição, o certame vai dar a conhecer o património e cultura papeleira do concelho, não esquecendo toda a industria que fez da Lousã um grande centro produtor de papel

A vila da Lousã acolhe, de amanhã a 1 de Junho, a 4.ª edição da "Lousã - capital do papel e do livro", um certame que surge pela grande tradição papeleira no concelho.
Numa organização da Câmara Municipal, a feira pretende destacar o património industrial local e desenvolver vocações nos domínios científicos e tecnológicos. Nesta quarta edição, mais uma vez, os objectivos profissionais, industriais e comerciais das empresas vão associar-se aos objectivos pedagógicos, científicos e patrimoniais que a Lousã pretende dinamizar.
Assim, a autarquia vai promover a Rota do Papel, que dará a conhecer as indústrias da Lousã ligadas à produção de papel, nomeadamente matérias primas, produção de energia, produção/transformação de papel, produção do livro e produção de derivados de papel, empresas que fazem da Lousã um grande centro papeleiro. Refira-se que a tradição papeleira no concelho remonta a 1716, ano ao qual se atribui a instalação do "Engenho do Papel".
A decorrer no Parque Municipal de Exposições, a feira vai ter um vasto conjunto de actividades. O primeiro dia de feira começa pelas 10h00, altura em que se procede à abertura do certame, a que se segue um encontro com a escritora Isabel Jardim de Campos, para os alunos do ensino pré-escolar. Durante o dia o recinto será animado pela Escola Profissional da Lousã (EPL), e à noite, pelas 21h30 actuará, no recinto exterior da feira, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Lousã.

Nenhum comentário: