sexta-feira, maio 07, 2004

POIARES - Família no centro de todas as atenções

São muitas as iniciativas e têm como motor a família. Falamos de um conjunto de eventos, a realizar até ao final do ano, promovidos pela autarquia de Vila Nova de Poiares. Uma forma de assinalar o 10.º aniversário do Ano Internacional da Família

Porque a família é a «célula fundamental do nosso ordenamento sócio-afectivo», a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares quis assinalar, com dignidade, a passagem do 10.º aniversários sobre a instituição do Ano Internacional da Família. Nesse sentido foram convidadas várias instituições e constituída uma comissão concelhia que «tem como missão sensibilizar a comunidade poiarense para a valorização da instituição familiar», refere uma nota emanada da autarquia.
E é da responsabilidade dessa estrutura, em cooperação directa com a autarquia, a programação de um conjunto de eventos que, até ao final do ano, vão marcar a vivência das famílias de Vila Nova de Poiares. A começar, refira-se o lançamento, já anunciado, do Cartão Social do Município, um “salvo-conduto” que garante uma série de benefícios à população mais desfavorecida e em situação de comprovada carência, num quadro de valorização da pessoa e combate à exclusão so-cial.
Calendarizado está, também, um passeio a Fátima, numa iniciativa da autarquia em cooperação com as instituições particulares de solidariedade social (IPSS), a realizar durante o mês em curso e destinada particularmente à população mais velha. Para o dia 1 de Junho está prevista uma grande festa da família, assinalando o Dia Mundial da Criança. Jogos, actividades lúdicas e recreativas e um piquenique em família, são os principais ingredientes deste dia, que envolve, em termos de organização, a autarquia, as IPSS´s, escolas e associações de pais.
No mês de Julho, já em período de férias escolares, o programa comemorativo do 10.º aniversário do Ano Internacional da Família aposta no “reforço da solidariedade intergeracional”, com a realização de ateliers ocupacionais que envolvem avós e netos. Trata-se de uma iniciativa que envolve a câmara, IPSS, associações e centro de saúde. No mês de Agosto os ateliers ocupacionais vão continuar, desta feita vocacionados para a população em geral.

Múltiplas iniciativas

Já em Setembro, entre os dias 10 e 13, assiste-se à Poiartes 2004, uma iniciativa da autarquia, ADIP e associações concelhias, que tem como tema dominante “Famílias e Artes e Ofícios Tradicionais Locais”.
O mês de Outubro traz consigo uma dinâmica muitoespecial, dirigida à população escolar, em particular, mas também aos poiarenses em geral. No primeiro caso, destaque para um concurso sobre o tema “A minha família” e, no segundo, uma festa de solidariedade, que inclui, nomeadamente, a exposição de trabalhos e actividades desenvolvidas pelas IPSS´s do concelho, envolvendo os utentes e as respectivas famílias. Também no mês de Outubro realiza-se uma conferência, integrada num ciclo de comemorativo do Ano Internacional da Família, a desenvolver em todo o distrito. A Vila Nova de Poiares cabe a sessão sobre a temática “(Re)Pensar o papel dos avós e da família”.
Para Novembro está marcado o lançamento de um Gabinete de apoio à Família, estrutura que envolve directamente os serviços camarários e do Centro de Saúde, bem como a realização de uma seminário intitulado “Uma família ou parte de uma família - monoparentalidade e os seus contextos”.
No último mês do ano a Câmara Municipal de Poiares vai proceder ao lançamento de um postal de Natal alusivo ao tema da família e promover uma exposição de trabalhos que dê testemunho de todas as actividades realizadas a nível concelhio no âmbito das comemorações.
De referir ainda que para além destas actividades, de carácter concelhio, estão previstas outras iniciativas, a nível distrital, dinamizadas pelo Governo Civil de Coimbra, tendentes a assinalar a passagem do 10.º aniversário do Ano Internacional da Família.

Nenhum comentário: