domingo, maio 09, 2004

Polícia Florestal deteve pescador de lampreias

Um homem que pescava ilegalmente lampreias no Rio Mondego foi detido, em flagrante delito, ontem, às 10h30, pela Polícia Florestal. Conhecido desde há algum tempo como o ?rei das lampreias?, este pescador regressou a casa com termo de identidade e residência até ser presente ao juiz.
Segundo o Diário de Coimbra apurou, o pescador foi observado pela Polícia Florestal (PF) a apanhar, à mão, lampreias durante cerca de meia hora, em pleno rio, a cerca de 200 metros da auto-estrada, na freguesia de Ribeira de Frades, concelho de Coimbra.
O pescador estava equipado com fato de mergulho, que se terá recusado a entregar à PF, e com a ajuda de uma meia calçada numa mão apanhava as lampreias e colocava-as no saco que segurava na outra mão. Quando saiu do rio estava cercado pelas brigadas da PF mas ainda terá tentado escapar.
Ao avistar os agentes da PF à sua frente, o indivíduo terá pensado em fugir ou em destruir as provas do crime, pois, como averiguámos junto de fonte policial, desceu o rio, atravessou o canal e aí despejou as lampreias que guardara no saco. No entanto, como estava cercado, acabou por ser detido na margem esquerda do Mondego.
Confrontado pelas autoridades, o indivíduo, funcionário hospitalar de profissão, admitiu que pescara, à mão, três lampreias. As brigadas da PF apreenderam o saco de rede verde em que transportara as lampreias e a meia usada para as apanhar, uma vez que se trata de uma espécie escorregadia.
Recorde-se que a pesca da lampreia é crime punido pelo artigo 65 do decreto-lei 44623 de 10/10/62 com pena de 10 a 30 dias de prisão e multa de 2,99 a 74,82 euros. Refira-se também que, de acordo com o artigo 44 do mesmo decreto-lei, é proibido pescar por processos considerados de pesca subaquática e por quaisquer outros processos em que o peixe não seja apanhado pela boca, ressalvando o uso de redes permitidas. No caso da lampreia, as malhas da rede têm de ter um mínimo de 5,4 centímetros.



Nenhum comentário: