quarta-feira, maio 19, 2004

Câmara de Miranda do Corvo aposta na qualidade

Xutos e Pontapés, Mafalda Veiga, Marco Paulo e Porquinhos da Ilda são os grupos que vão actuar na XIV Expo-Miranda que se realiza entre 28 de Maio e 1 de Junho, no mercado municipal e zona envolvente

Com a expansão condicionada pela limitação do espaço, a Câmara Municipal de Miranda do Corvo e a Comissão Organizadora procuram este ano acrescentar mais qualidade à Expo-Miranda, certame que reflecte a actividade económica, industrial, agrícola, cultural, social e artesanal do concelho.
Ontem, durante a apresentação à Imprensa, a presidente da autarquia, Fátima Ramos, afirmou que pretende introduzir uma melhoria qualitativa na próxima edição, estimulando os expositores a apresentar melhores stand?s e criando uma secção de artesanato local.
«Haverá a participação de artesãos de olaria, latoaria e tecelagem numa clara aposta na defesa e divulgação destas actividades», referiu, adiantando que alguns deles vão trabalhar ao vivo. Para além dos artesãos do concelho, a organização espera a presença de outros provenientes de todo o país, num total de 33 expositores.
A autarca salientou também a importância do certame na dinamização e divulgação comercial das empresas do concelho e o seu aspecto lúdico e recreativo com a actuação de diversificados grupos do panorama musical nacional.
Nesta edição são esperados cerca de 170 expositores, número idêntico ao do ano passado, dado que o actual espaço se encontra a ?rebentar pelas costuras?, não permitindo mais inscrições.
Uma situação que a presidente da edilidade disse estar a tentar resolver mas que não será alterada a curto prazo. Segundo Fátima Ramos, já existem alguns locais em estudo, mas «dificuldades existentes ao nível do Plano de Urbanização têm impedido este processo de avançar na velocidade desejável».
Animação não vai faltar

Apesar da limitação do espaço, Fátima Ramos informou que o número de visitantes tem aumentado gradualmente nos últimos anos. A este facto não é alheia a vinda de bandas nacionais que animam as noites da feira e o baixo preço dos bilhetes (2,5 euros).
Para este ano, a Câmara e a Comissão Organizadora apostaram num programa bastante diversificado, numa tentativa de ir ao encontro de todos os gostos e sensibilidades musicais.
A XIV edição da Expo-Miranda abre no dia 28 de Maio ao ritmo dos «Xutos e Pontapés» de Tim, José Pedro e companhia, que prometem encher o recinto. Segue-se a actuação de Mafalda Veiga no dia 29 (sábado) e Marco Paulo no dia 30 (domingo).
A noite do dia 31 é dedicada aos grupos do concelho com a participação dos Gaiteiros do Espinho, Ai Que Vida e Outros Sons.
O certame encerra no dia 1 de Junho, feriado municipal do concelho, com a actuação dos irreverentes Porquinhos da Ilda. Neste dia a Câmara preparou um programa de actividades para os mais novos, ou não fosse o primeiro de Junho o Dia Mundial da Criança.
A feira tem também uma vertente gastronómica, conforme frisou Fátima Ramos, através das tasquinhas das colectividades que promovem os pratos típicos do concelho. «Desta forma as associações podem angariar fundos para as suas actividades», sublinhou.

Nenhum comentário: