segunda-feira, maio 17, 2004

Nome de Rainha Santa Isabel aprovado para a ponte


O Conselho de Ministros decidiu, está decido. A nova ponte sobre o Rio Mondego perde a denominação Europa e ganha o nome da padroeira de Coimbra.

O Conselho de Ministros decidiu, está decido. A nova ponte sobre o Rio Mondego perde a denominação Europa e ganha o nome da padroeira de Coimbra. Durão Barroso deu a notícia aos jornalistas e disse que, com a aprovação, para além de se fazer a vontade da cidade, fez-se «justiça»

Ficou encerrada, com a decisão de ontem em Conselho de Ministros, a polémica em torno do nome para a Ponte Europa, ou melhor, para a Ponte Rainha Santa Isabel. Isto porque, segundo anunciou Durão Barroso no final da visita ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (ver página 3), os representantes do Governo decidiram homologar o pedido da Comissão de Toponímia do Município de Coimbra e dar o nome da padroeira da cidade à nova ponte sobre o Rio Mondego.
«Hoje [ontem] mesmo o Conselho de Ministros, por resolução, aprovou que a nova ponte sobre o Mondego, que em breve inauguraremos, passará a ser a Ponte Rainha Santa Isabel», afirmou o primeiro-ministro, considerando que esta decisão, para além de ser «de justiça» é «a vontade da cidade de Coimbra» de homenagear «a sua padroeira» e «uma das grandes figuras da História de Portugal e também da Europa».
Carlos Encarnação, contactado pelo Diário de Coimbra, confessou que recebeu a notícia da decisão do Conselho de Ministros «com grande alegria», uma vez que «a ponte tem agora o nome que merece». «Não tenho dúvida nenhuma que a cidade de Coimbra prefere este novo nome», continuou o autarca, acrescentando que «este é o nome que une mais Coimbra, uma vez que se trata da padroeira da cidade, em torno da qual não há contestação».
Confrontado com a polémica e as vozes contra esta mudança de nome, o autarca voltou a afirmar que «uma ponte nunca tem nome antes de ser construída» e que «é natural que seja ouvida a cidade antes de ser tomada qualquer posição», acrescentando que «só agora isso aconteceu», através da decisão da Comissão de Toponímia. «As vozes contra são mais de teimosia», continuou Encarnação. «Há uma posição fechada de algum ponto de vista e de algum sector de um partido» em relação a esta mudança de nome da ponte, afirmou, deixando claro que «a decisão não é nem uma guerrilha política, nem religiosa», mas apenas uma questão de «unir a cidade em torno de um nome». Seja como for, a decisão de que a nova ponte sobre o Rio Mondego se chamará ?Rainha Santa Isabel? é agora o passo definitivo para a inauguração de uma obra que já foi motivo de grandes polémicas na cidade. Apesar de não querer adiantar uma data definitiva, Carlos Encarnação acredita que a cerimónia se irá realizar ainda durante este mês, ou seja, entre esta e a outra semana.



Nenhum comentário: