quinta-feira, maio 06, 2004

Poiares candidata-se ao Programa AGRIS

Com um plano de prevenção florestal que representa um investimento global na ordem dos 750 mil euros, a executar num prazo de quatro anos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares vai candidatar-se ao Programa AGRIS – Medida Agricultura e Desenvolvimento Rural dos Programas Operacionais Regionais.
Desta forma, pretende, a autarquia, contribuir para a prevenção dos fogos florestais e de outras situações de emergência visando, em particular, a redução do risco de ignição e de propagação do fogo e a aplicação de técnicas de silvicultura preventiva e, ainda, a detecção e intervenção precoce em situações de incêndio.
No âmbito da redução do risco de ignição e de progressão do incêndio, o plano da Câmara de Poiares prevê a construção/beneficiação da rede viária, da rede divisional, da rede de pontos de água, bem como operações de silvicultura preventiva, incluindo a aquisição de equipamentos específicos.
Já no âmbito da detecção e intervenção em situações de incêndio, o mesmo plano prevê a criação de sistemas de detecção sob a forma de estruturas fixas, sou seja, postos de vigia, bem como a aquisição de viaturas todo-o-terreno.
De acordo com uma nota da autarquia, a elaboração desta candidatura permite dotar o município de infra-estruturas necessárias ao apoio ao combate ao incêndio.
Ainda no âmbito da Medida AGRIS, integrada no III Quadro Comunitário de Apoio, Poiares vai candidatar-se à sub-acção 7.1, que perspectiva a recuperação e valorização do património rural, das paisagens e os núcleos populacionais em meio rural.

Comentarios cá do je.......

Ate que enfim. ha quantos anos os Presidentes das Juntas de Freguesia mais rurais deste Concelho defendiam medidas destas....
Levou quase 30 anos, mas pode ser que seja desta.

Nenhum comentário: