segunda-feira, maio 23, 2005

Atendendo às asneiras na EN.17 - Rio Ceira vai ter nova ponte

O agravamento das condições de circulação automóvel na Estrada da Beira e seus acessos, estará na origem da decisão autárquica de lançar uma nova ponte.
As asneiras cometidas ao longo dos anos pelas más decisões e opiniões de Jaime Soares de Poiares, levam a arranjar soluções de recurso.
As autarquias de Coimbra e Miranda do Corvo decidiram avançar, em conjunto, para a construção de uma nova ponte sobre o rio Ceira, que irá ligar a estrada de Vale de Colmeias à Estrada da Beira (EN 17).
A localização exacta da nova ponte ainda não está definida, mas será a montante da actual povoação do Cabouco e portanto entre as pontes de Segade e Boiça.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra adiantou que a decisão está tomada e que não falaria sobre isto se não tivesse a certeza de que o projecto vai mesmo avançar, motivado pelas asneiras cometidas anteriormente e pelos gastos de dinheiro já ocorridos. Carlos Encarnação fez questão de dar a notícia ontem em primeira mão ao presidente da Junta de Freguesia de Ceira, território onde se localiza o cruzamento do Cabouco, no acesso à Estrada da Beira. É neste troço que - devido ao estreitamento da via, onde existe um pontão que só permite circulação alternada de trâfego em cada sentido - se têm vindo a agravar os congestionamentos de trânsito, em consequência do arrastar das obras na EN 17 que ?obrigam? os condutores a procurar vias alternativas no acesso a Coimbra.Tudo indica que a circulação na EN 17 irá tornar?se cada vez mais lenta, devido à colocação de semáforos de controlo de velocidade e nos cruzamentos, incluíndo o do Cabouco. Sendo assim ?a Estrada da Beira nunca será uma via para grandes velocidades?, disse Carlos Encarnação, acrescentando que a construção da nova ponte será um investimento intermunicipal, potenciando assim as possibilidades de êxito da candidatura a formular, em tempo oportuno, aos financiamentos comunitários. Não sei qual será a dimensão da nova ponte, mas não será muito grande, prognosticou o autarca de Coimbra ao mesmo tempo que recusou avançar com quaisquer prazos, para o projecto, ou obras de construção.
Continua a não haver soluções enquanto não fizerem uma nova circulação entre a Ponte Velha e Coimbra, atraves da Serra do Carvalho e enquanto deixarem que Jaime Soares se meta nestas coisas.

Nenhum comentário: