quarta-feira, maio 18, 2005

LOUSÃ - Descida da serra em cadeira de rodas

Cerca de quarenta pessoas deverão participar, sexta-feira na Lousã, na primeira Descida da Serra em Cadeira de Rodas, uma iniciativa de uma associação local que pretende proporcionar um convívio diferente aos cidadãos com deficiências motoras.
O passeio de 12 quilómetros, organizado pela ARCIL - Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã, constitui uma iniciativa inédita e pioneira em Portugal, disse José Gaspar, técnico da instituição. Há corridas em cadeiras de rodas, mas será a primeira vez que se realiza em Portugal uma descida da serra associada ao convívio.
As cerca de três dezenas de pessoas em cadeiras de rodas, mais dez acompanhantes, iniciarão pelas 11h30 a descida no Candal, na Serra da Lousã, a 550 metros de altitude, percorrendo depois a Estrada Nacional 236 até à vila, onde terminam o percurso na Praça Sá Carneiro, a 150 metros de altitude. Com as cadeiras de rodas a circular a uma média de 5/6 quilómetros por hora e com um intervalo para o almoço, a organização prevê que o passeio tenha uma duração máxima de quatro horas.
A prova, acompanhada por elementos da GNR, é aberta a todo o tipo de cadeiras de rodas - manuais ou eléctricas - e, entre os inscritos, contam-se homens e mulheres de diversas idades, oriundos sobretudo da região Centro.
«No ano passado fizemos um primeiro teste e correu muito bem, foi muito divertido», relatou José Gaspar, adiantando que tencionam dar continuidade à iniciativa se esta primeira edição tiver sucesso.
Com a iniciativa, apoiada pela Câmara Municipal da Lousã, a ARCIL pretende aproveitar a Serra da Lousã como palco privilegiado de actividades ao ar livre, associadas ao desporto de aventura, que até agora tem abrangido diversas outras modalidades.

Nenhum comentário: