terça-feira, maio 03, 2005

Jorge Sampaio sugere GNR à civil nas estradas



So ca faltava este. Não ha duvida que a senelidade ataca os mais velhos. Isto nem lembrava ao diabo.

O Presidente da República sugeriu ontem que os elementos da Brigada de Trânsito (BT) da GNR que fazem fiscalização em carros à civil deviam também vestir à civil, porque "as fardas vêem-se à distância".
A observação de Jorge Sampaio surgiu depois de ter percorrido num carro descaracterizado da BT o troço da auto-estrada do norte entre Lisboa e Santarém, no âmbito de uma presidência sobre sinistralidade rodoviária que começou ontem e que só termina quarta- feira.
Numa tenda em Santarém, primeiro ponto da presidência temática, Jorge Sampaio pediu ao ministro da Administração Interna, António Costa, que estava presente, para equacionar essa hipótese.
"Peço desculpa, senhor ministro, se os carros vêm disfarçados as fardas também devem", disse a António Costa, lembrando que, se os radares com que os carros estão equipados são pequenos e mal se notam, as "fardas vêem-se à distância".O ministro não explicou se iria ou não acatar a sugestão do Presidente, afirmando apenas que é uma matéria cuja exequibilidade tem de ser vista com o comando da GNR.
António Costa, aos jornalistas, considerou cedo para fazer um balanço sobre o novo Código da Estrada, em vigor há pouco mais de um mês, lembrando que se registaram menos acidentes, mas que o número de mortos continua igual ao de período idêntico do ano passado.

Nenhum comentário: