domingo, maio 15, 2005

CEIRA - Mérito cultural para grupo folclórico



Várias individualidades marcaram presença no 43.º aniversário do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira, que homenageou os fundadores e os membros mais antigos.

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) atribuiu, ontem, a Medalha de Mérito Cultural ao Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira (GFCPC) durante as comemorações dos 43 anos daquela colectividade.
O presidente da autarquia, Carlos Encarnação, o vereador com o pelouro da Cultura da CMC, Mário Nunes, e o governador civil de Coimbra, Henrique Fernandes, foram alguma das individualidades que marcaram presença na cerimónia, durante a qual foram também distinguidos os membros mais antigos e os fundadores do GFCPC, entre os quais o pai de Carlos Encarnação, Chaves de Castro, e galardoados os elementos com 25 anos de actividade naquela colectividade.
Fundado a 18 de Maio de 1962, o GFCPC teve como principais linhas de acção a recolha de cantigas, danças, gastronomia tradicional, rezas, trajes tradicionais da região e objectos de utilização diária.
Desde então, tem promovido, entre actuações e gravação de registos discográficos, várias exposições, entre as quais se destacam uma mostra de rádios antigos, que está patente na casa do Povo de Ceira, e uma outra que realizou recentemente e que era composta, entre outros objectos, por candeeiros, por máquinas a petróleo e por ferros de engomar, resultado do trabalho de pesquisa que o GFCPC tem efectuado ao longo dos 43 anos de existência.

Museu etnográfico em Ceira
Foi, aliás, com o propósito de permitir um melhor acesso do público ao espólio de que dispõe que a colectividade criou, na sua sede, uma sala?museu.
Do espólio do grupo fazem parte, por exemplo, várias peças de vestuário que datam do século XIX e inícios do século XX, como o traje das Lavadeiras do Rio Ceira, das Vendedeiras, dos Trabalhadores Agrícolas, do Barqueiro, do Marchante, dos Romeiros, dos Noivos e das Tricanas de Coimbra.

Nenhum comentário: