sexta-feira, maio 27, 2005

MIRANDA DO CORVO - Festa do povo

Vai decorrer, nos cinco primeiros dias de Junho, a edição 2005 da Expo Miranda do Corvo. Mantendo o figurino dos anos anteriores, a aposta é na qualidade dos expositores.

Assumindo?se como uma das maiores feiras de actividades económicas do distrito de Coimbra- só ultrapassada pela sua congénere de Cantanhede - A Expo Miranda do Corvo 2005, apresentou ontem o programa de eventos que vão ocorrer durante os dias em que se realiza o certame, de um a cinco de Junho.
Será essenciamente através de espectáculos nocturnos de música que a iniciativa assegura a animação do recinto, onde vão estar dezenas de expositores, 31 deles presentes no certame pela primeira vez. Distribuídos pela Praça da Liberdade e instalações do mercado municipal, os diversos stands vão reflectir a dinâmica empresarial da região, incluindo os sectores agrícola e industrial, para além do artesanato e da incontornável mostra de gastronomia de um concelho que adoptou a chanfana como cartão de visita.De acordo com a organização - liderada pela autarquia - são esperadas cerca de 30 mil pessoas ao longo dos cinco dias da feira.
Roberto Leal, João Paulo Vaz, Fingertips, Banda Eva e Marco Paulo, por esta ordem, são os artistas contratados para cada uma das noites. Com bilhetes ao preço de 2,5 euros por dia, o evento orgulha?se por, ao longo das suas 15 edições, ter consolidado uma imagem capaz de atrair um público fiel, que se desloca, em grande parte, dos concelhos vizinhos da Lousã, Poiares, Penela e Condeixa.

100% ambiental
Maquetas elaboradas por alunos de diversas escolas de uma dezena de concelhos da região vão ser expostas num espaço próprio, reservado no recinto da feira. Os trabalhos referem?se ao concurso lançado pela Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro - AREAC - com sede em Miranda do Corvo. No seguimento do concurso foram recebidos 54 trabalhos em três dimensões, onde se materializam os conceitos desenvolvidos pelos alunos sobre uma cidade ?100 por cento a energias renováveis?. O sucesso da iniciativa permite concluir que os jovens envolvidos estão cientes da importância das questões energéticas e ambientais e sobre a necessidade de desenvolver tecnologias inovadoras de produção de energia em meio urbano. Só assim será possível reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, de que o petróleo é o maior exemplo. O prémio para a equipa vencedora é uma viagem à EuroDisney.

Nenhum comentário: