segunda-feira, maio 02, 2005

Lousã - Recebe meios aéreos para combate a incêndios

Em dia de aniversário os Bombeiros Municipais da Lousã receberam da autarquia lousanense uma moderna viatura de combate a incêndios urbanos, industriais e florestais, no valor superior a 150 mil euros (30 mil contos)

Os Bombeiros Municipais da Lousã receberam no domingo uma moderna viatura de combate a incêndios urbanos, industriais e florestais, com capacidade para 9 mil litros de água e 200 de espuma, equipada com jacto que atinge 50 metros de distância.
Esta foi a prenda oferecida pela Câmara Municipal no dia em que a corporação festejou 101 anos de actividade.
Antes da entrega das chaves da viatura, o presidente da autarquia, Fernando Carvalho, passou em revista a formatura dos soldados da paz.
Com esta aquisição a Câmara está de parabéns pois tem olhado para o parque de viaturas, empenhando-se na sua substituição afirmou o comandante da corporação, João Lopes.
Dirigindo-se directamente aos seus homens, pediu para redobrarem os cuidados nas deslocações e nos combates a incêndios para que casos como o de Mortágua não se repitam.
Os nossos quatro companheiros fizeram o melhor, pagaram com a vida e não mereciam que se andasse agora a dizer que são culpados.
Presente na cerimónia, o Coordenador Distrital das operações de socorro do Serviço Nacional de Bombeiros, António Bernardes, lamentou que aquele organismo não possa subsidiar bombeiros municipais, exortando o presidente da autarquia da Lousã a pressionar a Associação Nacional de Municípios para que altere a actual Lei das Finanças Locais.

Aviões Dromader regressam à Lousã

Para o combate aos incêndios florestais deste Verão, o aeródromo da Lousã vai contar a partir do dia 15 deste mês com dois aviões Dromader e outros tantos helicópteros, um ligeiro e um pesado (este só depois de 1 de Julho), anunciou o presidente da Câmara Municipal da Lousã.
Fernando Carvalho confirmou ainda que o Exército Português vai voltar a patrulhar o perímetro florestal compreendido entre as serras da Lousã e Buçaco, à semelhança da missão realizada o ano passado.
Os militares vão ficar aquartelados junto ao aeródromo, desenvolvendo acções de patrulhamento, prevenção e detecção de focos de incêndio em áreas de terreno particularmente difícil.
O autarca considera que com este meios ? a que se juntam os Bombeiros Municipais, os Voluntários de Serpins, as três equipas de sapadores florestais e os dois corpos de sapadores bombeiros da Câmara Municipal ? o concelho está preparado para responder ao flagelo dos incêndios.
João Lopes, comandante do Bombeiros Municipais da Lousã, mostrou-se satisfeito com o regresso dos Dromader ao aeródromo de Chã do Freixo pelo facto dos pilotos deste tipo de aviões conhecerem bem a região.

Nenhum comentário: